No dia da Vitória, Putin diz que Rússia fortalecerá segurança no mundo
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, que seu país fará de tudo para fortalecer a segurança no mundo em uma alocução na Praça Vermelha, prévia à tradicional parada militar por causa do Dia da Vitoria sobre a Alemanha nazista.
"Faremos tudo para fortalecer a segurança no mundo", ressaltou o chefe do Kremlin desde a tribuna instalada junto ao mausoléu de Vladimir Lênin, o fundador do Estado soviético, para celebrar o 68º aniversário da Vitória.
Nas tribunas, além de autoridades civis e militares, membros do corpo diplomático e convidados estrangeiros se misturavam entre vários veteranos de guerra.
"Sempre lembraremos que precisamente Rússia, a União Soviética, jogou por terra os planos arrogantes e sangrentos dos fascistas, os impedindo de conquistar o mundo", enfatizou Putin.
A União Soviética perdeu 27 milhões de vidas na Grande Guerra Pátria, como se denomina na Rússia o período da Segunda Guerra Mundial compreendido entre os dias 22 de junho de 1941 e a capitulação da Alemanha.
"Vossos sacrifícios e perda são incomensuráveis. Honraremos eternamente vossas façanhas, guardaremos luto pelos caídos e sempre defenderemos a verdade sobre a guerra", disse Putin se dirigindo aos veteranos.
A parada militar na Praça Vermelha é transmitida ao vivo pela televisão russa.