EUA devolvem ao Iraque uma espada cerimonial de Saddam Hussein
-
EFE
O governo dos Estados Unidos devolveu nesta segunda-feira ao Iraque uma ornamentada espada cerimonial do ex-presidente Saddam Hussein
O governo dos Estados Unidos devolveu nesta segunda-feira (29) ao Iraque uma ornamentada espada cerimonial do ex-presidente Saddam Hussein, que tinha sido roubada durante a invasão de de seu escritório em 2003, informou o Escritório de Imigração e Alfândegas americano (ICE, em inglês).
Durante uma cerimônia privada, o diretor associado do Escritório de Investigações de ICE, James Dinkins, fez a devolução da espada, que foi contrabandeada aos EUA por membros do Exército americano, ao novo embaixador iraquiano na Casa Branca, Lukman Faily.
"A propriedade cultural, como a espada que estamos devolvendo hoje ao povo do Iraque, representa parte da história de um país que nunca deveria ter sido roubada ou posta em leilão", disse Dinkins, em comunicado emitido pelo ICE.
"Continuaremos conduzindo este tipo de investigação para assegurar que as gerações de agora e do futuro não sejam privadas da história de sua nação", acrescentou.
Por sua parte, Faily agradeceu ao governo americano, em nome do povo iraquiano, a entrega de "este patrimônio que pertence ao Iraque e seu povo".
"Hoje é um desses dias históricos que documenta a profunda relação, cooperação e amizade entre Iraque e EUA e também demonstra novamente o compromisso dos EUA para a reconstrução do Iraque e a preservação de seu patrimônio cultural", afirmou o diplomata.
A espada mede 109 centímetros e sua capa dourada tem incrustadas letras em árabe que a designam como um presente feito especialmente para o ex-presidente iraquiano, que foi morto na forca em dezembro de 2006, três anos depois da invasão americana ao país árabe.
A espada foi vendida em outubro de 2011 à empresa Amoskeag Auction Company (AAC) em Manchester (New Hampshire), que em seu catálogo de janeiro de 2012 indicou que foi extraída do escritório pessoal de Hussein em um complexo militar iraquiano em Bagdá por soldados americanos após a queda do regime em 2003.
Agentes especiais da ICE conseguiram recuperar a espada em janeiro de 2012, poucos dias depois que esta fosse vendida em um leilão por US$ 15 mil.
Receba notícias do UOL. É grátis!
Veja também
- Iraque faz 'censo mais perigoso do mundo', com potencial de abalar o Oriente Médio
- Ameaça cibernética: 'piratas' confundem sinais de GPS e põem voos em risco
- Lanches e guerra: por que os EUA tinham Burger King em bases no Iraque?
- Explosão em base militar pró-Irã no Iraque deixa um morto, diz agência