Ataque contra uma procissão xiita deixa 8 mortos no Paquistão

Islamabad, 16 nov (EFE).- Oito pessoas morreram e outras 35 ficaram feridas em um ataque contra uma procissão de fiéis xiitas em Rawalpindi, cidade vizinha a Islamabad, a capital do Paquistão, informou neste sábado a polícia.

O incidente ocorreu ontem à noite quando o grupo que realizava a Ashura, a principal festividade do xiismo (ramo minoritário do islã), passou em frente a uma mesquita sunita (grupo majoritário do islamismo), explicou hoje a "Radio Pakistan".

A passagem da procissão pela área gerou um confronto entre os membros das duas vertentes islâmicas, que começou com pessoas atirando pedras e terminou com disparos de arma de fogo.

Um grupo de homens incendiou uma parte do Bazar Raja, onde ocorreu o incidente, e várias lojas e a uma mesquita.

As autoridades decretaram 24 horas de toque de recolher e a suspensão dos serviços de telefonia celular para evitar novos enfrentamentos.

Os xiitas constituem em torno de 20% da população muçulmana no Paquistão, cuja maioria é sunita, e se transformaram, nos últimos anos, na minoria religiosa mais perseguida do país.

Segundo o Instituto Paquistanês de Estudos para a Paz, 537 pessoas - a maioria xiitas - morreram no ano passado por ataques com motivação sectária.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos