Topo

"New York Times" manifesta apoio a Hillary Clinton em eleições nos EUA

24/09/2016 15h13

Nova York, 24 set (EFE).- O jornal "The New York Times" manifestou neste sábado seu apoio à candidatura da democrata Hillary Clinton à presidência dos Estados Unidos em um editorial, e pediu aos americanos que votem na ex-secretária de Estado por seu perfil, sua experiência política, seus programas e suas ideias.

O editorial, divulgado no site do jornal e que será publicado em sua edição impressa de domingo, classifica o candidato republicano, Donald Trump, como "o pior nome escolhido por um dos principais partidos na história moderna dos Estados Unidos".

O texto, que antecipa outro editorial que será dedicado exclusivamente a Trump, explica as razões pelas quais uma das publicações mais influentes dos Estados Unidos renovou o apoio que já tinha oferecido a Hillary durante as eleições primárias democratas.

A ex-primeira-dama, segundo o "NYT", apresenta "um histórico de serviço e de ideias pragmáticas", enquanto Trump "não mostra nada concreto sobre si mesmo e sobre seus planos, enquanto promete a lua e oferece as estrelas como garantia".

O jornal acrescentou que, em seus 40 anos de serviço público, Hillary demonstrou ser "uma das políticas mais tenazes de sua geração, cuja vontade para estudar e corrigir o curso de suas ações é rara em uma época de partidarismo inflexível".

O "New York Times" também lembrou seu período como primeira-dama, seus oito anos como senadora e seus quatro anos como secretária de Estado, e ressaltou suas propostas em temas como a luta contra o crime, as relações raciais e a ajuda financeira aos estudantes universitários.

Além disso, o jornal afirmou que o voto em favor de Hillary não deveria ser exclusivamente por eliminação entre aqueles que não querem votar em Trump.

"O melhor argumento em favor de Hillary Clinton não pode ser, e não é, que ela não é Donald Trump", afirmou o jornal, que destacou que considera Hillary a mais capacitada para lidar com os desafios do país e se colocar à altura deles.

"Um compromisso de toda uma vida para resolver problemas no mundo real é o que qualifica Hillary Clinton para esta missão, e o país deveria colocá-la para trabalhar", conluiu o "NYT".