Topo

Assange foi detido por pedido de extradição dos EUA, diz polícia britânica

11.abr.2019 - Julian Assange, fundador do WikiLeaks, acena com as mãos algemadas, de dentro da van da polícia britânica após ser preso na embaixada do Equador, em Londres - Henry Nicholls/Reuters
11.abr.2019 - Julian Assange, fundador do WikiLeaks, acena com as mãos algemadas, de dentro da van da polícia britânica após ser preso na embaixada do Equador, em Londres Imagem: Henry Nicholls/Reuters

11/04/2019 09h48

A detenção hoje do fundador do site WikiLeaks, Julian Assange, responde a um pedido de extradição dos Estados Unidos, assim como ao fato de o ativista ter violado as condições de liberdade condicional no Reino Unido em 2012, informou a Scotland Yard, a Polícia Metropolitana de Londres (Met).

Assange foi detido hoje no interior da embaixada do Equador em Londres, onde estava refugiado, depois que o governo do país sul-americano decidiu cassar o asilo político que havia concedido ao jornalista australiano.

"O fundador do WikiLeaks está detido em nome das autoridades dos Estados Unidos e em virtude da Seção 73 da Lei de Extradição. (Ele) está em custódia policial e vai depor à Corte de Magistrados de Westminster (Londres) o mais rápido possível", afirmou um porta-voz da Met.

A advogada de Assange, Jennifer Robinson, disse que as autoridades dos EUA tinham emitido em dezembro de 2017 uma ordem de detenção contra o jornalista por conspirar com Chelsea Manning, a soldado americana que vazou documentos diplomáticos confidenciais de Washington.

Assange, de 47 anos, se refugiou na embaixada equatoriana em 2012 para evitar sua extradição à Suécia, que então solicitava sua entrega por supostos crimes sexuais.

O WikiLeaks, por sua vez, confirmou que o Equador deu por encerrado o asilo político que tinha concedido a Assange, uma decisão que classificou de "ilegal" e de "violação do direito internacional".

Em comunicado, a polícia britânica informou que o jornalista foi preso em virtude de uma ordem de detenção emitida pela Corte de Magistrados de Westminster em 29 de junho de 2012, quando Assange decidiu não se apresentar à Justiça britânica devido à solicitação de extradição da Suécia.

Após a detenção, o jornalista foi levado para uma delegacia no centro de Londres, e foi informado pelas forças da ordem que sua detenção também responde a um pedido de extradição dos EUA.

Os agentes entraram na embaixada depois que receberam autorização da mesma e uma vez que o governo equatoriano decidiu revogar o asilo concedido a Assange.

Na semana passada, o WikiLeaks tinha informado que o jornalista australiano seria expulso em questão de "horas ou dias" da embaixada do Equador.

Assange estava refugiado na embaixada desde 2012 para evitar sua extradição à Suécia, que então solicitava sua entrega por supostos crimes sexuais.

Seu pedido de asilo ao Equador aconteceu ao término de um longo processo de extradição à Suécia nos tribunais britânicos e deu início a um caso de difícil solução, pois o Reino Unido se negou reiteradamente a oferecer um salvo-conduto que permitiria que Assange pudesse viajar para o país latino-americano.

Julian Assange, fundador do WikiLeaks, é preso em Londres

AFP