Israel põe 100 mil soldados perto de Gaza e fala em 500 alvos atingidos

Esta é a versão online da newsletter Pra Começar o Dia enviada hoje (09). Quer receber antes o boletim e diretamente no seu email? Clique aqui. Os assinantes UOL ainda podem receber dez newsletters exclusivas toda semana.

********

Guerra ao terror no terceiro dia. Os embates entre as tropas de Israel e o grupo extremista Hamas, acusado de atrocidades nunca vistas na região contra civis, prosseguem em várias cidades nesta segunda (9), entre elas Be'eri, Kfar Aza, Nirim e Alumim, segundo porta-vozes da Força de Defesa Israelense.

Mais de 500 alvos foram atingidos nos ataques de hoje, incluindo oito salas de guerra do Hamas e da Jihad Islâmica Palestina, arranha-céus, uma mesquita que abriga ativos do Hamas e três túneis na área de Beit Hanoun, no norte de Gaza. O conflito está no terceiro dia, com mais de mil mortos e centenas de feridos. Todo terrorismo alega causa justa, escreve Reinaldo Azevedo. Para o colunista, a criação de dois estados tem se revelado impossível porque os poderes do Hamas e do estado de Israel dependem da guerra.

Força-tarefa vai resgatar brasileiros em Israel. Há brasileiros desaparecidos em meio às atrocidades do conflito no Oriente Médio, entre palestinos e israelenses, e também centenas de cidadãos pedindo para retornar ao Brasil em voos da FAB (Força Aérea Brasileira). Segundo o Itamaraty, a maioria são turistas hospedados em Tel Aviv e Jerusalém.

O governo Lula prometeu seis aviões para fazer o resgate de cidadãos que estão em Israel e na Palestina. "Está tudo pronto. Todas as tripulações estão nas nossas bases, nossos hotéis de trânsito, nossos médicos, psicólogos. Todos os aviões estão prontos, alguns em Brasília, outros em Natal e outros no Rio. A operação está muito bem montada", disse o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno. O primeiro avião da FAB chegou a Roma, na Itália, nesta segunda (9). Leia aqui.

Programa Desenrola ganha plataforma digital. Uma nova etapa do Desenrola começa nesta segunda (9), com a utilização de uma plataforma digital oficial para o programa de renegociação de dívidas colocado em prática pelo governo federal. Serão oferecidos grandes descontos, com prioridade para dívidas de até R$ 5 mil.

Para avançar na negociação da dívida, é importante ter os dados pessoais reunidos numa conta gov.br de nível prata ou ouro. Não é difícil obter essa conta. Veja quem pode participar e como criar uma conta gov.br nível prata ou ouro.

Como é viver no Retiro dos Artistas, no Rio. Não tem cara de hotel ou asilo. Parece mais um bairro, com cerca de 50 casas, e recursos de lazer como cinema, piscina, salão de beleza e brechó.

Continua após a publicidade

O Retiro dos Artistas, instituição conhecida por acolher idosos em situação de vulnerabilidade, atende atualmente 48 residentes: são principalmente atores, cantores, instrumentistas, produtores, figurinistas e maquiadores. Entre eles estão os atores Jaime Leibovitch e Paulo César Pereio, e a pianista Sandra Corrêa. É uma fraternidade, segundo os moradores. Leia em Splash.

Daniele Hypólito renasceu após internações. Nascida em Santo André (SP), a ginasta Daniele Hypólito foi pioneira na conquista de medalhas para o Brasil no Mundial de Ginástica Artística. Ela ganhou a prata em 2001, na Bélgica; os sucessos do irmão, Diego Hypólito, e de Daiane dos Santos, que estudou na periferia violenta de Porto Alegre (RS), vieram na sequência.

Daniele se classificou para cinco Jogos Olímpicos. Neste ano, ela precisou usar a resistência física e mental para se manter viva. Foi internada cinco vezes, com diversos problemas de saúde. Chegou a dar adeus para a família, diante de experiências de quase morte. Leia aqui. No domingo (8), o legado dos primeiros medalhistas se materializou numa conquista inédita: duas brasileiras no mesmo pódio, Rebeca Andrade e Flávia Saraiva, prata e bronze, ao lado da campeã norte-americana Simone Biles.

Aliança do crime faz caça aos rivais. No Rio de Janeiro, a tática adotada pelo crime organizado após a aliança entre a facção Comando Vermelho e a maior milícia fluminense incluiu a mudança do fornecimento de internet nas áreas ocupadas, o uso de "crias", como são chamadas as pessoas oriundas das favelas, e uma caçada aos rivais.

Documentos da Polícia Civil obtidos pelo UOL mostram o modo de agir dos criminosos apontados como suspeitos de envolvimento na ação que resultou na morte de três médicos em um quiosque na Barra da Tijuca, zona oeste carioca. O sobrevivente, Daniel Proença, 32 anos, levou 10 tiros e está em recuperação. Uma disputa interna de milicianos no tráfico deixou mais de 50 mortos neste ano, escreve Herculano Barreto Filho.

Deixe seu comentário

Só para assinantes