Trump vence na Pensilvânia e na Geórgia e se declara eleito nos EUA
Esta é a newsletter Pra Começar o Dia. Inscreva-se gratuitamente para receber no seu email de segunda a sexta. Conheça as demais newsletters do UOL. São cerca de 20 opções sobre os mais variados assuntos para a sua escolha.
********
Após triunfar em estados decisivos, Trump declara vitória. O candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos fez um discurso nesta madrugada após projeções da Fox News indicarem que ele derrotou a democrata Kamala Harris. Trump disse que inaugurará uma "era de ouro nos EUA" e que vai ajudar o país a "se recuperar". Ressaltou ainda a vitória do Partido Republicano no Senado e defendeu que Elon Musk, dono do X, seja "protegido". Confirmado o resultado, ele voltará ao comando do país quatro anos após ter deixado a Casa Branca. Às 5h50 (horário de Brasília), o partido Republicano já tinha garantido 266, dos 270 delegados necessários, para eleger Trump. Acompanhe a apuração.
Jogador Bruno Henrique é alvo da operação da PF. A Polícia Federal foi à casa do jogador do Flamengo na manhã de ontem e apreendeu documentos e eletrônicos do atleta. Ele é suspeito na investigação que apura "possível manipulação do mercado de cartões", em um jogo do Flamengo válido pelo Campeonato Brasileiro, em novembro de 2023. O jogo sob suspeita foi entre Flamengo e Santos, disputado em Brasília. Bruno Henrique levou amarelo por falta em Soteldo aos 50 minutos do segundo tempo. Ele reclamou muito com o árbitro Rafael Klein e imediatamente foi expulso. O Flamengo perdia por 2 a 1 e Gerson já havia recebido cartão vermelho. Não houve mandado de prisão contra o jogador. Saiba mais.
PF indicia fuzileiro naval e irmão que ameaçaram família de Alexandre de Moraes. Eles foram presos em junho por ordem do próprio Moraes e agora foram indiciados, acusados de perseguir e ameaçar integrantes da família do ministro do STF. Os dois foram indiciados por crime de tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito. A investigação começou com uma série de e-mails ameaçadores enviados à esposa do ministro a partir de abril. A PF concluiu que os irmãos foram os autores de 41 mensagens, que foram enviadas de duas contas criadas especialmente para esse fim, para encobrir os autores. Entenda.
Bolsonaro presta depoimento à CGU e nega que pediu ação da PRF em eleição. O ex-presidente falou por cerca de meia hora à Controladoria-Geral da União e disse que não fez nenhum pedido para algum tipo de atuação de favorecimento ao ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal, Silvinei Vasques, durante as eleições de 2022. Bolsonaro ainda citou fala de Alexandre de Moraes, então presidente do TSE, que declarou que as eleições tinham ocorrido dentro da normalidade. O depoimento ocorre no âmbito de um processo administrativo que investiga a atuação de Vasques, que chegou a ser preso por supostamente liderar ações que impediram eleitores de votar. Leia mais.
Netanyahu demite ministro da Defesa de Israel. O primeiro-ministro anunciou a saída de Yoav Gallant do posto, que agora será ocupado pelo atual ministro das Relações Exteriores do país, Israel Katz. Ele alegou "falta de confiança" em Gallant para continuar à frente da Defesa de Israel durante esse período de guerra. Netanyahu disse que há divergências entre ele e Gallant na gestão das guerras travadas por Israel contra o Hamas, em Gaza, e o Hezbollah, no Líbano, criticou decisões e declarações feitas por ele e disse ainda que "inimigos de Israel" foram ajudados indiretamente por Gallant.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.