Bill Clinton incendeia eleitores em New Hampshire

Ros Krasny

Em Durham

  • Darren McCollester / Getty Images / AFP

    O ex-presidente dos Estado Unidos Bill Clinton fala em um evento na Universidade New Hampshire, em Durham (EUA)

    O ex-presidente dos Estado Unidos Bill Clinton fala em um evento na Universidade New Hampshire, em Durham (EUA)

O ex-presidente norte-americano Bill Clinton entrou na quarta-feira na campanha eleitoral do democrata Barack Obama em New Hampshire, Estado que pode ser decisivo na disputa de novembro.

Horas antes do primeiro debate entre Obama e o republicano Mitt Romney, Clinton, presidente entre 1993 e 2001, acendeu a militância num comício na Universidade de New Hampshire-Durham.

Ele elogiou os resultados econômicos do atual presidente, contrastou as políticas dele com as de Romney, e insinuou que os republicanos estão se afastando de políticas que durante décadas foram consensuais nos EUA.

"O Tea Party estrangulou tanto o Partido Republicano que o oxigênio parou de ir para o cérebro", disse Clinton a mais de 1.600 espectadores no ginásio da universidade.

Clinton retomou temas do seu discurso na convenção democrata de agosto, e salientou diferenças entre Obama e Romney em questões como crédito estudantil, saúde pública, política tributária e o resgate ao setor automobilístico feito em 2008.

Ele também ironizou o vídeo em que Romney aparece desqualificando "47 por cento" dos norte-americanos que não pagam impostos federais e dependem de ajudas governamentais. "O sujeito com conta tributária nas ilhas Cayman está atacando pessoas por não quererem pagar imposto de renda? Ou seja, é preciso lhe dar crédito", disse Clinton.

New Hampshire e Clinton têm uma velha amizade. Em 1992, o então pouco conhecido governador do Arkansas venceu a primária democrata no Estado, o que impulsionou sua candidatura. Voltou a vencer na eleição geral daquele ano, e desde então o Estado sempre vota em candidatos democratas, exceto em 2000. Em 2008, Obama venceu no Estado por nove pontos percentuais.

Mas, durante a maior parte deste ano, New Hampshire apareceu na coluna dos Estados indecisos, refletindo a má situação econômica do país. Nas últimas semanas, no entanto, as pesquisas indicam que Obama conseguiu abrir uma vantagem sobre Romney nesse e em outros Estados estratégicos.

Na última pesquisa estadual, feita pelo UNH Survey Center, no final de setembro, Obama liderava por 52 x 37 por cento, com ampla margem entre eleitores independentes e mulheres.

Em nível nacional, Obama lidera por 47 x 41 por cento, segundo pesquisa diária Reuters/Ipsos na quarta-feira.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos