Obama tem leve vantagem em Estados-chave, apesar de empate nacional

Andy Sullivan

O presidente Barack Obama e o republicano Mitt Romney estão empatados em âmbito nacional, mas Obama tem uma ligeira vantagem nos três dos Estados mais disputados na eleição da próxima terça-feira, de acordo com a pesquisa Reuters/Ipsos divulgada nesta sexta-feira (2).

Obama está à frente de Romney entre prováveis eleitores por uma margem de três pontos percentuais em Virgínia e dois pontos em Ohio e Flórida, mostrou a pesquisa online. O voto nos EUA não é obrigatório.

Nenhuma das enquetes indica uma vantagem clara para Obama porque elas ficam no intervalo de credibilidade da pesquisa, uma ferramenta utilizada para para medir a variação nas pesquisas feitas pela internet.

Eleições 2012 nos EUA
Eleições 2012 nos EUA

Os dois estão emparelhados no Colorado, mostrou a pesquisa.

Nacionalmente, cada candidato tem 46%, e nenhum dos dois teve uma dianteira clara no tracking de quatro dias desde o início de outubro.

Mas a pesquisa nacional pode ser menos relevante neste ponto porque a eleição de terça-feira vai ser ganha ou perdida nos oito ou nove Estados que permanecem com a corrida competitiva.

Coletivamente, as pesquisas estaduais indicam que Obama tem uma ligeira vantagem na batalha Estado por Estado para acumular 270 votos eleitorais necessários para controlar a Casa Branca.

Pelo sistema eleitoral norte-americano, o presidente é eleito por um Colégio Eleitoral. Cada Estado envia um número fixo de delegados ao Colégio, proporcional à sua população, e em quase todos os Estados o vencedor local leva todos os delegados, independentemente da margem de votos sobre o segundo colocado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos