Topo

Esse conteúdo é antigo

Biden alerta para corrupção em pacote de estímulo dos EUA contra coronavírus

O ex-vice-presidente americano Joe Biden durante conferência democrata em Providence, em Rhode Island (EUA), no início do ano - Hilary Swift/The New York Times
O ex-vice-presidente americano Joe Biden durante conferência democrata em Providence, em Rhode Island (EUA), no início do ano Imagem: Hilary Swift/The New York Times

De Doina Chiacu

Em Washington (Estados Unidos)

12/05/2020 12h18

O candidato presidencial democrata dos Estados Unidos, Joe Biden, alertou hoje que investigará qualquer pessoa ou grande empresa que receba dinheiro do pacote de socorro de trilhões de dólares do governo norte-americano para o enfrentamento ao coronavírus sem ter direito.

O provável indicado democrata para enfrentar o presidente Donald Trump, um republicano, na eleição de novembro atentou para a maneira como o governo está administrando os fundos de estímulo, depois que diversas empresas de capital aberto com dinheiro de sobra conseguiram receber financiamento destinado a ajudar pequenos negócios a sobreviverem ao isolamento.

"Permitam-me emitir um alerta agora mesmo a qualquer um que participe dos brindes corruptos do presidente Trump e seu governo", disse Biden em um comunicado por vídeo.

Ele disse que, se eleito, indicará um inspetor-geral "para analisar qualquer empréstimo de estímulo dado a qualquer privilegiado político ou de grande empresa. Cada um deles".

O inspetor-geral teria autoridade para encaminhar possíveis irregularidades de uma companhia ou executivo ao Departamento de Justiça, disse.

Desde o início de março, o Congresso já aprovou projetos de lei que destinam cerca de 3 trilhões de dólares para o combate à pandemia, incluindo dinheiro dos contribuintes a indivíduos e empresas, para suavizar um impacto econômico que inclui um índice de desemprego que chegou a 14,7% em abril.

"Todo dólar que for para alguém que não o merece por lei, todo dólar tomado corruptamente, nós o encontraremos, iremos buscá-lo e puniremos os infratores", disse Biden.