Topo

Alberto Bombig

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Alckmin cumpre seu papel no lançamento da chapa

Geraldo Alckmin (PSB) participou, por vídeo, do evento de lançamento da pré-candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Planalto; Alckmin será o pré-candidato a vice - Nelson Almeida/AFP
Geraldo Alckmin (PSB) participou, por vídeo, do evento de lançamento da pré-candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Planalto; Alckmin será o pré-candidato a vice Imagem: Nelson Almeida/AFP

Colunista do UOL

07/05/2022 12h49Atualizada em 07/05/2022 15h17

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Em seu discurso no evento de lançamento da candidatura Lula, Geraldo Alckmin (PSB) cumpriu o roteiro básico para garantir que a aliança entre ambos possa convencer o eleitor de ser a única alternativa para derrotar Jair Bolsonaro, conforme antecipou a coluna.

Alckmin não deu voltas e foi direto ao principal motivo que ele e os petistas apontam para justificar a razão de existir essa aliança: "sem Lula não haverá garantia para democracia" no Brasil. Segundo o ex-governador de São Paulo e ex-tucano, não existe mais segunda nem terceira via, "a única via para derrotar Jair Bolsonaro, é Lula".

Alckmin também se preocupou em lançar uma "vacina" contra eventuais intrigas que possam surgir ao longo da campanha ao afirmar que "disputas do passado e do futuro" não podem atrapalhar a união dele com o líder petista, a quem agradeceu o "privilégio de sua confiança".

O ex-governador, que teve o discurso transmitido por meio de um telão, foi aplaudido pelos petistas presentes no evento de lançamento. "Serei um parceiro leal", disse ele.

Alckmin, porém, citou termos que dão arrepios em parte da esquerda mais tradicional, como "estimular o empreendedorismo". Ou seja, em linhas gerais, cumpriu bem o papel destinado a ele na aliança: estimular a ideia de uma frente ampla contra Bolsonaro e em defesa da democracia e tentar alargar os horizontes para Lula na centro-direita.