Topo

Alberto Bombig

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Alckmin pede votos para Lula e Haddad em seu reduto eleitoral

Luiz Inácio Lula da Silva com o seu candidato a vice, Geraldo Alckmin - Ricardo Stuckert/Divulgação
Luiz Inácio Lula da Silva com o seu candidato a vice, Geraldo Alckmin Imagem: Ricardo Stuckert/Divulgação

Colunista do UOL

17/08/2022 10h46Atualizada em 17/08/2022 10h50

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O ex-governador Geraldo Alckmin (PSB), completamente ao seu estilo discreto, entrou de cabeça na busca de votos em favor dos petistas Lula e Fernando Haddad no interior de São Paulo.

No domingo passado (14), Dia dos Pais, Alckmin participou de uma extensa reunião política em São José dos Campos, no Vale do Paraíba, seu reduto eleitoral histórico. O encontro foi organizado pela coligação formada em torno da candidatura Lula, que reúne PT, PSB, PV e PCdoB, entre outros partidos.

Participaram cerca de 50 líderes políticos e sindicais, além de representantes de associações da sociedade civil. A todos os presentes, Alckmin pediu empenho nas campanhas de Lula a presidente e de Haddad ao governo de São Paulo.

Apesar de ter sido adversário durante décadas do grupo político representado no encontro, o ex-governador foi bem recebido e sentiu-se muito à vontade, segundo um dos presentes. Como é de seu estilo, Alckmin, que esteve no PSDB de 1988 a 2021, contou casos da política e se apresentou como "ex-prefeito de Pindamonhangaba", cidade do Vale do Paraíba que ele administrou ainda nos anos 70.

A estratégia da campanha de Lula e de Haddad é intensificar a participação de Alckmin em São Paulo, estado que ele governou por quatro mandatos.