Topo

Alberto Bombig

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Empoderado, Valdemar da Costa Neto manda recados a Bolsonaro e a Lula

Valdemar da Costa Neto, presidente do PL - José Cruz/Agência Brasil
Valdemar da Costa Neto, presidente do PL Imagem: José Cruz/Agência Brasil

Colunista do UOL

19/10/2022 14h47Atualizada em 19/10/2022 16h40

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Turbinado por ter eleito a maior bancada da Câmara dos Deputados, o presidente do PL, Valdemar da Costa Neto (SP), enviou recados a Jair Bolsonaro (PL) de que seu partido quer estar no comando do setor de infraestrutura em um eventual próximo governo do presidente, candidato à reeleição.

A mesma mensagem foi transmitida a Lula (PT). O PL foi o partido que mais elegeu deputados no primeiro turno, em 3 de outubro: 99. Durante o primeiro mandato de Bolsonaro, Costa Neto se contentou em controlar a presidência e diretorias do BNB (Banco do Nordeste) e postos importantes no FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).

Não é pouca coisa. Mas, a partir de agora, empoderado pela votação expressiva de seu partido no primeiro turno, Costa Neto tem dito a interlocutores que não aceitará ter menos espaço do que o PP de Ciro Nogueira, chefe da Casa Civil, por exemplo.

O presidente do PL também não gostou da forma como Nogueira e o Planalto atuaram eleitoralmente contra Flávia Arruda, a candidata de seu partido ao Senado pelo DF.

Conforme a leitura de Costa Neto, Flávia Arruda acabou derrotada porque Damares Alves (Republicanos), a senadora eleita, foi apoiada, principalmente, por Michelle Bolsonaro, mulher do presidente, com o incentivo de Ciro Nogueira.

No PT, o interlocutor do presidente do PL é o ex-ministro José Dirceu, que hoje tem atuado apenas nos bastidores. Durante os anos petistas no Planalto, Valdemar da Costa Neto praticamente comandou todo o setor de Transportes do governo federal, com influência em estradas, portos e aeroportos.

O presidente do PL sabe que só conseguirá manter a bancada de 99 deputados federais se fizer um bom acordo com o futuro presidente. Por isso, antes mesmo do final da eleição, já se movimenta para costurar compromissos.