Topo

Alberto Bombig

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

PT quer ajuda de Lula na oposição à privatização da Sabesp por Tarcísio

Lula e Tarcísio de Freitas durante encontro em Brasília - Ricardo Stuckert via Twitter de Lula
Lula e Tarcísio de Freitas durante encontro em Brasília Imagem: Ricardo Stuckert via Twitter de Lula

Colunista do UOL

17/01/2023 11h13Atualizada em 17/01/2023 11h27

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O PT decidiu que terá como uma de suas prioridades na oposição a Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) atuar contra a privatização da Sabesp, a Companhia de Saneamento Básico de São Paulo. O governador anunciou a intenção de vender a empresa até o final de 2024.

"Somos radicalmente contrários. Privatizações no mundo todo estão sendo revertidas. Queremos a Sabesp na mão do estado", disse à coluna o deputado estadual Luiz Fernando Teixeira (PT), que presidiu a Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa de São Paulo.

Segundo o deputado, a ideia é montar, ainda este ano, uma frente parlamentar suprapartidária contrária à privatização, que precisa necessariamente passar pela Assembleia. "Água é vida. Muitos municípios mais pobres serão afetados com a venda da Sabesp. Os parlamentares têm de participar ativamente desse processo", disse.

Na segunda-feira (16), em Davos (Suíça), Tarcísio afirmou que os estudos para a privatização da Sabesp começarão imediatamente. O governador está na cidade europeia participando do Fórum Econômico Mundial. A venda da empresa faz parte das conversas que ele tem mantido no evento.

"O saneamento básico é a bola da vez. Os grandes investidores, fundos de investimento têm muito interesse", disse Tarcísio durante conversa com jornalistas. Para o deputado Luiz Fernando Teixeira, trabalhar contra privatização deverá uma das grandes bandeiras do PT, inclusive com a ajuda da esfera federal. "Vamos contar com a ajuda do governo Lula", disse o deputado.

Tarcísio afirmou que o modelo de privatização a ser adotado em São Paulo será o da Eletrobras, estatal vendida na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), de quem ele foi ministro da Infraestrutura, no Planalto. O governador do estado tem defendido um bom diálogo com Lula.

Para o PT paulista, Tarcísio não encontrará apoio do atual presidente para a venda da Sabesp. Durante a campanha eleitoral do ano passado, o então candidato do PT ao governo de São Paulo, Fernando Haddad, atual ministro da Fazenda, disse ser contra a privatização. "É uma bandeira histórica do partido defender o acesso de todos ao saneamento", disse o deputado, que ocupa a primeira secretária da mesa diretora da Assembleia Legislativa.

O PT elegeu 18 deputados estaduais para a legislatura que começa em março próximo. Será a segunda maior bancada da casa, atrás apenas do PL, com 19 parlamentares de um total de 94 da casa. O PSOL e o PCdoB, que também devem se posicionar contra a privatização, elegeram 5 deputados e 1 deputado, respectivamente.

A questão para Tarcísio é que, para montar uma base de apoio sólida, ele precisará abrir espaço no Executivo aos deputados. O novo governador, no entanto, tem resistido aos pedidos e às indicações dos parlamentares, como mostrou a coluna. É justamente nessa dificuldade que a oposição espera conseguir apoios para impor resistência ao projeto de venda da empresa, controlada pelo governo de São Paulo.