Topo

André Santana

Morro de S. Paulo (BA) reabre; tíquete para travessia de Salvador se esgota

04-09-2020: Movimentação de pedestres na travessia do Ferry Boat, uma das formas de transporte para a Ilha de Morro de São Paulo - Raul Spinassé/UOL
04-09-2020: Movimentação de pedestres na travessia do Ferry Boat, uma das formas de transporte para a Ilha de Morro de São Paulo Imagem: Raul Spinassé/UOL

Colunista do UOL

04/09/2020 18h04

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Após cinco meses sem receber visitantes, Morro de São Paulo, um dos principais destinos turísticos da Bahia, reabriu nesta quinta-feira (3) e deve ter barcos cheios na travessia de ida e volta a Salvador.

As três empresas que realizam a travessia ao local, com lancha, barco ou catamarã, efetuaram todas as vendas para este fim de semana de feriado prolongado.

Devido à pandemia de covid-19, pousadas abriram com 50% da capacidade e muitas adaptações no atendimento para garantir a segurança de hóspedes e funcionários.

Mesmo com pouco sol nesta sexta-feira, turistas aproveitaram as praias e elogiaram os protocolos de prevenção adotados desde o desembarque. Funcionários da prefeitura recepcionaram os visitantes para medir a temperatura e orientar o uso de máscaras, além de realizarem fiscalização nos estabelecimentos.

"A comunidade local e os comerciantes estão muito conscientes das medidas. Alguns turistas se esquecem da máscara, mas estamos aqui para informá-los", diz Adriana Ferreira, funcionária da prefeitura, que integra a fiscalização junto à Guarda Municipal.

"Fizemos um trabalho conjunto com moradores e comerciantes para o estabelecimento de protocolos de segurança e capacitações. A adesão tem sido muito positiva".

De acordo com a secretária de Turismo da cidade de Cairu, que administra Morro de São Paulo, Diana Farias, no dia 22 de setembro, ou seja, 15 dias após o fim deste feriado prolongado, será realizada testagem em 400 trabalhadores de hotéis e restaurantes que tiveram contato com visitantes, para medir o impacto do coronavírus na reabertura.

Além de Morro de São Paulo, o município de Cairu possui outras praias muito procuradas como Boipeba, Gamboa, Garapuá e Moreré. Todas voltaram a receber visitantes neste final de semana.