Andreza Matais

Andreza Matais

Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Promessa de 14º para aposentado popularizou Pablo Marçal entre eleitorado

A popularidade do coach Pablo Marçal (PRTB) é impulsionada por um tema que volta e meia viraliza nas redes sociais. O pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, que chega a aparecer em terceiro lugar em alguns cenários na última pesquisa Datafolha, propagandeia há anos o pagamento de 14º salário para aposentados do INSS.

Quase todo mundo já se deparou com fake news do tipo "para quem duvidou: 14º agora vai". Muitas aparecem com a foto do pré-candidato e um vídeo dele falando sobre uma proposta que nunca chegou a ser discutida pelo Congresso ou por qualquer governo federal, a quem cabe tratar do tema. Na eleição para prefeito, o tema ajuda a chegar numa parcela grande do eleitorado, mas essa não é uma atribuição de um gestor municipal.

Na sua quase campanha presidencial, em 2022, Marçal incluiu no seu programa de governo a "adoção do 14º para os aposentados". Numa entrevista, disse que "o dinheiro viria da taxação das 19 milhões de empresas que existem no Brasil". Em 2023, o país contabilizava 21 milhões de empresas.

No Google, o tema é pesquisado com frequência:

É verdade que o 14º salário vai sair para os aposentados?
É verdade que o décimo quarto salário já foi aprovado?
Quando vai sair o décimo quarto para os aposentados em 2024?
Quais são as últimas notícias do 14º salário?

O assunto ganhou tamanha proporção que o Senado esclareceu em sua página no ano passado: "Não existe, no momento, nenhuma proposta legislativa com essa finalidade em andamento no Senado Federal." Na Câmara, há um projeto prevendo um 14º, mas de forma excepcional apenas para os anos 2020 e 2021, por causa da pandemia. O texto do PL 4367/2020, contudo, não avançou até hoje.

Não cabe a um prefeito tratar de tema como esse, mas o discurso chega a uma parte importante do eleitorado. Segundo o TSE, a cidade de São Paulo tem 2,1 milhões de eleitores com mais de 60 anos. Quem é aposentado do INSS ou conhece alguém que é certamente já discorreu sobre o tema "pagamento do 14º" e, ao pesquisar, chegou a um vídeo de Marçal defendendo a medida. O INSS paga de R$ 1.141 a R$ 7.786 aos aposentados.

Em 2022, a CNN mostrou que Bolsonaro foi o mais votado nas dez cidades com maior população acima de 60 anos do Brasil.

Bolsonaro segue com Nunes

Interlocutores do ex-presidente garantem que ele não irá apoiar Marçal na disputa pela prefeitura de São Paulo. Pesquisas internas mostram que o eleitor associa Marçal como um nome bolsonarista mais do que o prefeito Ricardo Nunes (MDB), o que elevou sua popularidade.

Continua após a publicidade

As especulações aumentaram depois que Nise Yamaguchi (União Brasil) foi convidada pelo PRTB para ser a vice na chapa. A médica foi uma das principais conselheiras de Bolsonaro durante a pandemia de Covid-19, quando o então presidente negou a ciência e a pandemia.

O entorno de Bolsonaro diz que Nise é "inconsequente" e que o ex-presidente já fechou com Ricardo Nunes, que disputa a reeleição.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes