Topo

Balaio do Kotscho

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Nova pesquisa joga terceira via de Moro, Ciro e Doria para o acostamento

Colunista do UOL

21/02/2022 13h31

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Só restaram duas vias, com Lula e Bolsonaro polarizados na corrida eleitoral deste ano, mostra nova pesquisa divulgada nesta segunda-feira pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) em parceria com o instituto MDA.

A decantada terceira via, que só sobrevive em algumas colunas da imprensa, foi jogada para o acostamento, sem mostrar sinais de reação.

Em relação ao levantamento anterior, de dezembro, a disputa mais acirrada é pelo terceiro lugar. Ciro subiu 2,2 pontos percentuais e chegou a 6,7%, enquanto Moro caiu 2,5 pontos, ficando com 6,4%. Doria continua empacado com 1,8%, o índice mais baixo de um candidato do PSDB na série histórica da pesquisa.

A distância entre Lula e Bolsonaro caiu 3 pontos percentuais: era de 17,2% em dezembro e agora ficou em 14,2 pontos, confirmando tendência registrada na pesquisa Ipespe da semana passada (ver coluna anterior). Na CNT/MDA, Lula foi de 42,8% para 42,2% e Bolsonaro subiu de 25,6% para 28 %.

Os adversários de Lula somados têm 45,3%, 3,1 pontos a mais do que o petista, fora da margem de erro, o que levaria a disputa para o segundo turno,

As oscilações se deram dentro da margem de erro da pesquisa que é de 2,2 pontos percentuais. Foram ouvidas 2002 pessoas presencialmente entre os dias 16 e 19 de fevereiro.

Vida que segue.