PUBLICIDADE
Topo

Balaio do Kotscho

Lula 48% X Outros 40%; Datafolha indica eleição decidida no primeiro turno

Datafolha: Lula lidera disputa eleitoral e amplia distância de Bolsonaro para 21 pontos - Divulgação
Datafolha: Lula lidera disputa eleitoral e amplia distância de Bolsonaro para 21 pontos Imagem: Divulgação
Conteúdo exclusivo para assinantes
Ricardo Kotscho

Ricardo Kotscho, 72, paulistano e são-paulino, é jornalista desde 1964, tem duas filhas e 19 livros publicados. Já trabalhou em praticamente todos os principais veículos de mídia impressa e eletrônica. Foi Secretário de Imprensa e Divulgação da Presidência da República (2003-2004). Entre outras premiações, foi um dos cinco jornalistas brasileiros contemplados com o Troféu Especial de Direitos Humanos da ONU, em 2008, ano em que começou a publicar o blog Balaio do Kotscho, onde escreve sobre a cena política, esportes, cultura e histórias do cotidiano

Colunista do UOL

26/05/2022 19h48

Primeiro Datafolha após a definição da corrida eleitoral, agora sem Moro e Doria, mostra Lula com 48% das intenções de voto, 8 pontos acima de todos os outros candidatos somados, atingindo 54% dos votos válidos. Ou seja, aponta para uma vitória de Lula já no primeiro turno, com 21 pontos de vantagem sobre Bolsonaro, que ficou com 27%.

Ciro marcou 7% e os demais não passam de 2%, o índice alcançado por Simone Tebet, a candidata da terceira via.

Se houver segundo turno, Lula bate Bolsonaro por 58% a 33%, aumentando sua vantagem de 21 para 25 pontos em relação à pesquisa anterior.

Em nenhuma eleição anterior, Lula alcançou tais índices a essa altura da campanha eleitoral..

Lula ganha disparado entre pobres, pretos, mulheres e jovens, enquanto Bolsonaro vence entre ricos e empresários.

As maiores vantagens de Lula foram registradas no Nordeste (62% a 17%) e entre quem recebe o Auxilio Brasil, o antigo Bolsa Família (59% a 20%).

Em resumo, esse é o quadro do momento, a quatro meses e uma semana da abertura das urnas.

Diante desses números, só restou aos aliados de Bolsonaro no Centrão invadir as redes sociais para desacreditar a pesquisa.

O ministro Fábio Faria, das Comunicações, aquele que trouxe o homem mais rico do mundo ao Brasil para tirar fotografia com Bolsonaro, chegou a fazer uma enquete, perguntando em qual desses quatro você acredita, e se deu mal. Esse foi o resultado:

Papai Noel, 19%

Duendes, 5%

Pinóquio, 6%

Datafolha, 70%

Não por acaso, o Centrão está tentando limitar a divulgação de pesquisas no período imediatamente anterior às eleições.

Talvez fosse melhor pedir ao Paulo Guedes para inventar um novo Plano Real. A inflação acabou com o governo Bolsonaro, não o Datafolha.

Vida que segue.