Topo

Carlos Madeiro

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Cavalos da PM se assustam com fogos de São João e correm soltos em Maceió

Colunista do UOL

24/06/2023 22h40

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Quatro cavalos da PM de Alagoas foram filmados correndo soltos na noite de sexta-feira (23) na principal avenida da orla de Maceió.

O que aconteceu

É tradição no Nordeste soltar fogos na véspera de São João — o santo é comemorado no dia 24. Foi o barulho dos rojões que assustou os animais, segundo testemunhas.

As imagens mostram os quatro cavalos na avenida Doutor Antônio Gouveia, à beira-mar no bairro da Pajuçara. Carros desviam dos animais para evitar acidente.

Os cavalos estavam junto aos militares que atuavam no policiamento dos shows das festas juninas no bairro do Jaraguá, que fica vizinho à Pajuçara.

A coluna procurou a PM para obter mais detalhes, mas não houve retorno.

As imagens dos animais assustados foram compartilhadas nas redes sociais. Internautas questionaram a necessidade de usar os animais em uma data tradicional de fogos de artifício e também criticaram o fato de a capital alagoana ainda não ter uma lei, como em outras cidades, que proíbe estampidos.

A vereadora Teca Nelma (PSD), autora do projeto de lei que tenta proibir o barulho de fogos de artifício, foi às redes sociais e criticou o uso de fogos barulhentos nas festas de São João.

O professor e coordenador Grupo de Pesquisa e Extensão em Equídeos da Ufal (Universidade Federal de Alagoas), Pierre Barnabé, diz que os cavalos têm uma audição muito aguçada, e que seria prudente evitar o uso deles em locais de aglomeração e com grande barulho — como ocorre nas festas juninas. "O problema não são os cavalos, mas sim os rojões. É isso que precisa ser revisto pela sociedade."