Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Censo: a 375 km da costa, Fernando de Noronha tem ocupação maior que Cuiabá
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O arquipélago de Fernando de Noronha (PE) tem 3.167 moradores, segundo dados do Censo 2022 divulgados ontem pelo IBGE. A densidade demográfica é de 170,1 habitantes por km², o que coloca o arquipélago na 453ª posição do país, à frente de sete capitais: Cuiabá (MT), Palmas (TO), Campo Grande (MS), Boa Vista (RR), Macapá (AP), Rio Branco (AC), Porto Velho (RO). O arquipélago também fica à frente de Gramado (RS), Campos do Jordão (SP) e Ilhabela (SP). O Brasil tem mais de 5.500 municípios.
Mais sobre a área
A área de Noronha é uma das menores do país. O arquipélago é composto por 21 ilhas, ilhotas e rochedos com 19 km² de área terrestre. Cuiabá, por exemplo, tem 3.538 km² de área e 150,41 habitantes/km².
Só a ilha principal é habitada. Ela também se chama Fernando de Noronha e detém 91% da área do arquipélago — ou 17 km².
O menor município do Brasil é Santa Cruz de Minas (MG), com extensão territorial de 3,5 km² e densidade superior a Noronha: 2.274,61 habitantes por km².
Noronha fica a 375 km a leste da costa brasileira e a administração é feita pelo governo de Pernambuco. O governo federal cuida apenas da APA (Área de Proteção Ambiental).
A coluna procurou a administração de Fernando de Noronha, mas a assessoria de imprensa do arquipélago informou que, como não tem outra base de dados, confia — e não contesta — o número do IBGE.
Há um controle populacional do arquipélago. Para ser residente é preciso ser parente de primeiro grau de alguém da ilha, casar com um morador ou conseguir um trabalho.
Cidade mais apertada
Assim como em 2010, o município de Taboão da Serra (SP) é o que tem a maior densidade demográfica do país, segundo dados do Censo 2022. Lá moram 13,4 mil habitantes por km².
Barcelos (AM) foi a que teve a menor densidade, com 0,15 habitante por km² —ou 3 habitantes a cada 20 km². No Brasil existem 69 municípios com menos de 1 habitante por km².
A densidade demográfica média captada pelo Censo 2022 no país foi de 23,86 habitantes por km².
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.