Topo

Carlos Madeiro

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

População faz a festa com ponte alagada no semiárido de PE; veja vídeo

Colunista do UOL

04/07/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Moradores das cidades de Limoeiro e Feira Nova, no semiárido pernambucano, fizeram uma grande festa no último fim de semana para comemorar a água que cobriu a ponte do Cumbe, localizada na PE-50.

O que aconteceu

O rio Capibaribe subiu de nível e transbordou, após fortes chuvas na região do agreste e zona da mata, na sexta-feira (30/6), cobrindo a única ponte que liga as duas cidades.

Dezenas de pessoas foram ao local no sábado (1º) e especialmente no domingo (2) para festejar. Mergulharam no rio, com direito a som, bebida e um barco.

A Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento decidiu abrir as comportas da barragem Lagoa do Carro, mais conhecida como barragem de Carpina, no domingo. Ela tem capacidade para 270 milhões de metros cúbicos de água.

O reservatório está liberando 5 milhões de metros cúbicos de água por dia, "vazão suficiente para provocar o escoamento gradual da água acumulada na rodovia PE-50", diz a pasta estadual. A PE-50 está bloqueada.

Como o período de chuva está bem intensificado aqui na região de Limoeiro, a barragem pegou bastante água. Essa é a segunda enchente que ela tem [a outra em 2022], agora interditando a via e fechando o acesso [de Limoeiro] à BR 232 [que chega ao Recife]."
Maviael dos Santos Silva, moveleiro que filmou a festa na ponte

A cidade e seu entorno já sofreram bastante com a seca, segundo o morador, mas nos últimos três anos vem chovendo com frequência. "A barragem enche, e a gente tem bastante água."

Barragem Lagoa do Carro teve sua capacidade máxima atingida e levou governo a abrir comportas - Governo de Pernambuco - Governo de Pernambuco
Barragem Lagoa do Carro teve sua capacidade máxima atingida e levou governo a abrir comportas
Imagem: Governo de Pernambuco

A barragem de Carpina foi inaugurada em 1978, projetada para contenção de cheias do Capibaribe. Ela contribui para o abastecimento de água nas cidades de Lagoa do Carro, Glória de Goitá, Limoeiro, Feira Nova e Lagoa de Itaenga, com vazão total de 270 litros por segundo. E há estudos para atendimento de outras cidades da região.

A rodovia permanece bloqueada para o tráfego de veículos e assim permanecerá até que o nível da barragem se reduza ao ponto de escoar todo o acúmulo observado na estrada. As equipes também acompanham o volume de chuvas previsto para o local, o nível do rio Capibaribe -- para onde escoa esta vazão -- e a tábua de marés."
Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento de PE, em nota

Limoeiro e Feira Nova foram duas cidades incluídas na lista de municípios do semiárido na atualização de dados da Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste) no final de 2022. Ao todo, Pernambuco conta com 137 municípios nessa região.