Carlos Madeiro

Carlos Madeiro

Siga nas redes
Reportagem

Jornalista cumpre promessa e faz ensaio pré-casamento após morte de noivo

A jornalista e escritora Lívia Costa, 37, guardou por dois meses em sigilo as fotos do ensaio pré-casamento. A cerimônia estava marcada para 25 de novembro em Porto Velho (RO), mas quis o destino que seu noivo, Harry Lopes, 40, partisse do mundo no mês anterior.

Lívia decidiu cumprir a promessa que fez ao noivo não só de realizar o ensaio como também de terminar a casa que os dois começaram a construir juntos. Pago e dado de presente por amigos e vizinhos do casal, o ensaio teve como cenários três locais da capital de Rondônia aonde o casal ia muito.

O ensaio com as fotos foi divulgado no último dia 17, após ela assimilar a dor que sentiu com a perda do companheiro. As fotos marcadas pela emoção comoveram.

No início pensei em não postar, mas eu senti que deveria colocar, e escrevi o texto falando o motivo de ter feito as fotos. Depois de ele ter partido, não é fácil, eu não sou a mesma pessoa que eu era antes.

Lívia foi a três lugares que o casal visitava com frequência
Lívia foi a três lugares que o casal visitava com frequência Imagem: Paulo Viana

Ela fez o ensaio junto com familiares de ambos, usando o vestido de noiva que havia comprado para a celebração. Em muitos momentos, não conseguiu segurar as lágrimas.

Nós estávamos muito ansiosos por essas fotos. Eu tenho plena convicção de que onde, onde, onde ele estiver, ele se fez presente, sabe, na memória, no coração, nos sorrisos, em cada lágrima.

Lívia publicou ensaio no último dia 17
Lívia publicou ensaio no último dia 17 Imagem: Paulo Viana

A relação

Harry e Lívia começaram a namorar em 10 de julho de 2020. Um mês depois, foram morar juntos.

Continua após a publicidade

O casal vivia feliz, mas Harry teve uma insuficiência cardíaca grave diagnosticada no início de 2023 e iniciou um tratamento.

Ele chegou a ir a São Paulo para tentar um transplante de coração, mas seu quadro nutricional não permitiu.

Em abril de 2023, passou por uma cirurgia e colocou um coração mecânico no Incor, e depois de um ano deveria voltar para realizar um novo procedimento: desfazer uma cirurgia bariátrica do tipo Scopinaro, que, feita 20 anos antes, prejudicou a absorção de vitaminas pelo corpo.

Mas, no dia 7 de outubro, foi internado pela última vez em Porto Velho; logo depois teve de ser levado à UTI e morreu no dia 10. "Quando ele ia entrar na UTI, tivemos nosso momento. Ele sentia que não ia mais voltar."

Lívia e Harry
Lívia e Harry Imagem: Arquivo pessoal

Antes de ser internado, Harry deixou vários recados para a noiva.

Continua após a publicidade

Quando ele dormiu a última noite em casa, nós conversamos sobre tudo. Naquele momento não percebi, mas eu acredito que ele sentia e era uma despedida: ele me deixou uma verdadeira cartilha do que fazer caso ele não voltasse da internação. E eu prometi que eu ia terminar a nossa casa, ia terminar a varanda de casa, ia pintar nossa casinha por fim.

Lívia conta que fez várias outras promessas, que segue à risca.

Lívia chorou várias vezes durante ensaio fotográfico
Lívia chorou várias vezes durante ensaio fotográfico Imagem: Paulo Viana

Eu prometi que ia cuidar das nossas cachorras, que nós iríamos ter o casamento mais lindo, e ele escolheu o local das fotos. Então, como promessa de cumprir todos os nossos planos, eu resolvi fazê-lo. E muita gente pode pensar que foi em vão tudo, mas estar com a família dele, estar com parte da minha família nesse momento, eu pude me sentir mais perto.

Lívia diz que as falas finais de Harry soam como um alento para ela seguir a vida.

Ele falou que, independente do que acontecesse, eu jamais estaria só. E que ele queria que eu prometesse que eu não ia desistir e que eu ia lutar e cumprir todos os nossos planos. E, se eu hoje suporto a saudade, se hoje eu ainda me levanto pra trabalhar, é pra conseguir dinheiro pra terminar a casa, pra olhar pro céu e falar pra ele que não tá fácil, mas que eu vou continuar lutando.

Continua após a publicidade
Lívia com a sogra Aulenir Lopes
Lívia com a sogra Aulenir Lopes Imagem: Paulo Viana

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes