Carlos Madeiro

Carlos Madeiro

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Debate tenso em Fortaleza tem ataques a Bolsonaro, PT e até a filho de Lula

Os candidatos a prefeito de Fortaleza fizeram um debate tenso e recheado de ataques e pedidos de respeito na TV Verdes Mares/Globo. Evandro Leitão (PT) e André Fernandes (PL) estão no segundo turno e participaram do encontro na noite desta sexta-feira (25).

O encontro também foi marcado pela tentativa de nacionalizar o debate eleitoral, com acusações contra os padrinhos dos candidatos.

O primeiro a falar foi André, que começou dizendo que estava "sozinho" na campanha. "Do outro lado tem apoio do presidente, do vice, do ministro, do governador, de mais de 100 prefeitos, dos poderosos. Do outro lado, nós, fazendo uma campanha do meio do povo", afirmou.

Evandro, como vem fazendo na campanha, tentou nacionalizar o debate e lembrar que André é candidato do ex-presidente Bolsonaro, e chamou diversas vezes o candidato de "01 do Bolsonaro".

André respondeu ironizando: "Eu fui o 01 da eleição [referência terminar em primeiro no primeiro turno], você é o 02 da eleição; 02 do Lula; 02 do Camilo [Santana, ministro da Educação]; 02 do Elmano [de Freitas, governador]; 02 do Eunício [Oliveira, deputado], da Lava Jato; 02 de José Guimarães [deputado federal], do dinheiro na cueca".

No primeiro bloco, o tema mulheres foi a tônica. Evandro perguntou as propostas para mulheres e aproveitou para falar da condenação de André pela ofensa à jornalista Patrícia Campos Mello, da Folha, a quem o candidato disse que "trocaria informações por sexo". Também lembrou do vídeo que ele gravou dizendo que "danem-se" os feminicídios.

André, como já havia feito na campanha, pediu desculpas pela fala e reconheceu que errou ao fazer a postagem. Em contra-ataque, criticou a segurança pública e o governo do estado, e disse que Fortaleza seria a 9ª cidade mais violenta do mundo, citando um número alto de feminicídios.

"Agora você acredita em feminicídio? Tu publicou dizendo nas tuas redes que não acreditava, cara de pau. Você mente descaradamente. Como esse rapaz é dissimulado, você foi contra a lei do feminicídio, a equiparação salarial entre homens e mulheres. Esse é o candidato que se passa como lobo em pele de cordeiro", afirmou Evandro.

André retrucou: "Por que você tentou silenciar a vereadora mais votada na história de Fortaleza [Priscila Costa, do PL]?"

Continua após a publicidade

"E aproveite o tema e venha aqui falar sobre o filho do Lula, que agrediu a sua esposa", cutucou André. "Não tenho compromisso com o erro, ao contrário de você." A menção era a Luís Claudio Lula da Silva, acusado pela ex-mulher Natalia Schincariol de tê-la agredido — ele não foi indiciado por não ter sido constatada lesão corporal.

No terceiro bloco, de perguntas livres novamente, Evandro voltou a citar o ex-presidente. "Por que você escondeu o Bolsonaro, seu líder maior, seu mito, que esteve aqui antes da campanha e disse que, se eleito —que não vai ser— disse que você "vai fazer o que eu fiz em Brasília?"

André não respondeu e voltou a dizer que era um candidato jovem contra o candidato do sistema.

No quarto bloco, o tema voltou à tona e o clima esquentou. "Você que fica falando que sou o 01 de um político, qual o papel de Eunício Oliveira e José Guimarães, do dinheiro na cueca, na sua campanha?"

"Eu tenho aliados que fazem parte de um arco de aliança, e meu time é o time de Lula, Camilo e Elmano. Ele quer polemizar quem está me apoiando, mas porque você não quer mostrar seu mito?", falou Evandro.

André voltou a perguntar quatro vezes, e na última questionou qual seria o papel deles em um eventual governo. "Eles vão ter o mesmo que você não diz do Bolsonaro, que não diz Mayra [Pinheiro, ex-assessora do Ministério da Saúde de Bolsonaro], a capitã cloroquina", disse Evandro. André disse que iria colocar Mayra na Secretaria de Saúde de Fortaleza.

Continua após a publicidade

"Eu sou independente, não tem ninguém pegando no meu pulso: não tem ministro, governador e presidente dizendo o que deve fazer, só o povo."

As pesquisas em Fortaleza têm dado um empate técnico entre os dois candidatos.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.