Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Ministros do STF e do TSE se surpreendem com violência antes da campanha
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Que o ano eleitoral seria acirrado e violento, não pairava dúvida entre ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) e do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Tanto que as duas cortes organizaram um evento conjunto na próxima quarta-feira para discutir a necessidade de paz e respeito nas campanhas. O que surpreendeu a cúpula do Judiciário foi o momento da escalada da violência: antes mesmo de oficializadas as candidaturas.
O assassinato do petista Marcelo Arruda por um policial bolsonarista em Foz do Iguaçu (PR), deixou ministros dos dois tribunais impressionados não apenas pela extrema violência, mas também por ter ocorrido em julho. A expectativa é de que os ânimos ficariam mais acirrados a partir de agosto, quando as campanhas estarão nas ruas.
Em caráter reservado, ministros explicam que o início das campanhas sempre vem acompanhado de mais conflitos porque os eleitores passam a usar camisetas, adesivos, cartazes e bandeiras de seus candidatos. Em um ano de tanta polarização, a expectativa entre integrantes do Judiciário é de aumento nos conflitos. "Tenho receio de piorar", disse um ministro do STF à coluna.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.