Carolina Brígido

Carolina Brígido

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Descoberta de plano para executar Lula deve adiar denúncia contra Bolsonaro

A descoberta de um plano para executar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve adiar a conclusão da investigação sobre a tentativa de golpe de Estado que corre no STF (Supremo Tribunal Federal). Entre os alvos da apuração estão o ex-presidente Jair Bolsonaro e militares de alta patente suspeitos de terem tramado para anular o resultado das eleições de 2022.

Na avaliação de integrantes do STF, com mais elementos trazidos à tona sobre o caso, o mais provável é que a investigação ganhe fôlego e seja prorrogada. Antes da nova revelação, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, tinha dito a interlocutores que pretendia apresentar denúncia ao STF contra autoridades suspeitas de terem planejado o golpe após as eleições municipais.

Com a inclusão das novas provas na investigação, o mais provável é que a denúncia contra Bolsonaro e militares apontados como participantes no crime fique para 2025. As atividades do STF se encerram no dia 20 de dezembro. O recesso das cortes superiores vai até o dia 2 de fevereiro.

Segundo apuração da Polícia Federal, além de Lula, também eram alvo do plano de execução o vice-presidente, Geraldo Alckmin, e o ministro do STF Alexandre de Moraes. Hoje (19), foram presos preventivamente quatro militares das Forças Especiais, os chamados "kids pretos". O caso foi incluído no bojo das investigações decorrentes do 8 de janeiro de 2023, que está sob a relatoria de Moraes.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

29 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Tauat de Souza

Ninguém aguenta mais a letargia do procurador Gonet com essa denúncia contra bolsonaro. O país inteiro está aguardando e ele procurando motivos para atrasar. Deveria trabalhar na escala 6x1 para ser mais efetivo no que precisa ser feito. 

Denunciar

Rubem Erichsen

Nada impede que ele já possa ser preso.

Denunciar

Jean Pierre Verdager

Não faz nenhum sentido adiar o indiciamento por outros crimes, enquanto se apura esse novo crime para compor outro indiciamento em 2025. Gonet está enrolando o máximo que pode, parece que quer mesmo salvar o capetão.

Denunciar