Topo

Carolina Brígido

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Para aliados de Bolsonaro, Rosa Weber não muda atrito entre STF e governo

 Rosa Weber toma posse como presidente do Supremo Tribunal Federal  -  O Antagonista
Rosa Weber toma posse como presidente do Supremo Tribunal Federal Imagem: O Antagonista

Colunista do UOL

12/09/2022 18h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Ministros do governo que estiveram presentes à posse de Rosa Weber na presidência do STF (Supremo Tribunal Federal) avaliam que a relação entre a Corte e a gestão Jair Bolsonaro não muda com o novo comando da Corte. Em caráter reservado, chefes de pastas da Esplanada dos Ministérios afirmaram à coluna que Weber não tem interlocutores com o governo e, por isso, o diálogo não será "nem melhor, nem pior".

Embora os ministros digam que Bolsonaro tem a intenção de não entrar em conflito com o Supremo na nova gestão, não há expectativa que os laços entre o governo e o Judiciário se fortaleçam. A expectativa é que o tribunal tenha menos projeção, diante do perfil sóbrio da ministra. Weber não costuma dar declarações públicas. "Ela fala nos autos, é uma juíza mais clássica", avalia um aliado de Bolsonaro.

Desde que chegou ao poder, em 2019, Bolsonaro nutriu relação conflituosa com a cúpula do Judiciário - em especial, o STF e o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O ápice da crise foi quando o presidente passou a atacar sistematicamente a credibilidade do sistema eleitoral brasileiro e ministros das Cortes. Em contrapartida, Bolsonaro e apoiadores viraram alvos de investigações nos dois tribunais.