Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Novos ministros do TSE tomam posse terça-feira
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Os dois novos ministros nomeados para o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ontem (24) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tomarão posse na próxima terça-feira (30). Os advogados Floriano de Azevedo Marques Neto e André Ramos Tavares passarão a compor a corte. Ambos são aliados do presidente do tribunal, Alexandre de Moraes.
Com isso, o governo Lula espera ter maioria nas votações que considera importantes na corte — em especial, as 16 ações que pedem a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ainda não há data prevista para o julgamento do tema.
A cerimônia de posse de ministros do TSE é protocolar, sem previsão de discurso dos novos ministros. Nesta quinta-feira (25), Kassio Nunes Marques, do STF (Supremo Tribunal Federal), assumiu na corte eleitoral a cadeira antes ocupada por Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril. Alexandre de Moraes, limitou-se a dizer palavras breves, dando as boas-vindas ao colega.
A pressa de Lula em povoar o TSE com aliados ficou nítida ontem. Poucas horas depois da votação no STF da lista quádrupla, o presidente avisou Moraes que já tinha escolhido os dois advogados. O ministro anunciou a novidade durante a sessão do Supremo. As nomeações foram publicadas o Diário Oficial de hoje, logo pela manhã.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.