Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
TSE deve iniciar julgamento de processo contra Bolsonaro dia 13
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) cogita iniciar no próximo dia 13 o julgamento de uma das 16 ações que pedem a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro. O relator, ministro Benedito Gonçalves, publicou nesta quinta-feira (1º) o relatório e pediu para o caso ser incluído na pauta.
As sessões do TSE acontecem na terças e quintas. Segundo fontes do tribunal, o mais provável é que o julgamento comece dia 13, uma terça-feira, e se estenda até o dia 15. Moraes analisa a possibilidade de convocação de uma sessão extraordinária no dia 14, para que a discussão não seja interrompida.
A primeira sessão do julgamento deve ser reservada para a leitura do relatório. Depois, se manifestarão os advogados de defesa e o Ministério Público Eleitoral. Somente nas sessões seguintes devem ser proferidos os votos dos sete ministros da corte.
Das 16 ações, a primeira que deve ser julgada é a que acusa Bolsonaro de abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação na reunião com embaixadores em que fez ataques ao sistema eleitoral brasileiro, em julho do ano passado.
Em caráter reservado, integrantes do TSE apostam na condenação do ex-presidente. Se isso acontecer, a pena será a proibição de se candidatar por oito anos.
Nos bastidores, são contabilizados contra Bolsonaro os votos de Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Benedito Gonçalves, André Ramos Tavares e Floriano Marques Neto. Os dois últimos tomaram posse na semana passada, indicados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nunes Marques e Raul Araújo são apontados como favoráveis à absolvição.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.