Topo

Carolina Brígido

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Em dois dias, Zanin fala com mais da metade dos senadores e evita Moro

O advogado Cristiano Zanin, indicado ao STF - Brazil News
O advogado Cristiano Zanin, indicado ao STF Imagem: Brazil News

Colunista do UOL

14/06/2023 18h05

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Em dois dias de périplo pelo Senado, Cristiano Zanin foi recebido em audiência por 46 senadores. Até agora, ele não procurou o senador Sérgio Moro (União Brasil-PR). Os dois foram antagonistas no auge da Lava Jato: Zanin era advogado de Luíz Inácio Lula da Silva e Moro, o juiz que condenou o presidente.

Zanin foi indicado por Lula à vaga deixada por Ricardo Lewandowski no STF (Supremo Tribunal Federal). A sabatina está marcada para o dia 21 na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça). Em seguida, o advogado terá o nome submetido a votação no plenário. Os 81 senadores poderão votar.

Fora os encontros no Congresso Nacional, em que ele tem a oportunidade de entregar o currículo impresso aos senadores, Zanin tem participado de jantares e outros eventos com parlamentares fora do Congresso.

Ontem (13), no primeiro dia de andanças pelo Senado, Zanin conversou com 28 senadores. Além de audiências individuais, ele foi recebido pela bancada do PSD e pela bancada feminina. Hoje, o advogado também foi recebido individualmente por alguns senadores, além de ter participado de reuniões com as bancadas do PT e do MDB.

Até o fim do dia, ele tem mais três audiências agendadas no Senado. Amanhã (15), a romaria continua.