Carolina Brígido

Carolina Brígido

Siga nas redes
Reportagem

Procurador pede envio do relatório da CPI do 8/1 ao TCU para punir agentes

O procurador Lucas Furtado, representante do Ministério Público junto ao TCU (Tribunal de Contas da União), pediu ao deputado Arthur Maia (União-BA), presidente da CPMI dos atos de 8 de janeiro, cópia do relatório da comissão para que ele possa "avaliar e adotar medidas pertinentes de responsabilização dos agentes envolvidos".

O documento poderá ensejar a abertura de um procedimento de apuração preliminar, que pode resultar na condenação dos responsáveis por danos ao erário a restituir os valores.

No despacho, Furtado lembra que é papel do TCU "examinar o modo pelo qual são geridos os recursos públicos, alcançando não somente os aspectos da legalidade, legitimidade, economicidade e publicidade, mas, também, a impessoalidade, moralidade e eficiência". Ainda segundo o procurador, "a se confirmar a atuação irregular de agentes públicos e/ou lapidação indevida de patrimônio público a causar dano ao erário, a competência do TCU restaria comprovada".

Nesta quarta-feira (18), a CPMI realiza reunião para precisar o relatório final dos trabalhos realizados. Normalmente, o documento é encaminhado a órgãos de controle e fiscalização - como o Ministério Público Federal e o TCU. No entanto, esse encaminhamento ainda não foi determinado pela comissão, porque o relatório ainda não foi votado.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes