Carolina Brígido

Carolina Brígido

Siga nas redes
Reportagem

Com PEC aprovada, Lula se reúne com ministros do STF para tratar de crise

Três ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) se reuniram ontem (23) à noite em um jantar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para tratar da crise institucional instalada entre o Senado e a corte. O atrito chegou ao ápice na quarta-feira (22), quando foi aprovada a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que reduz poderes da corte.

O encontro foi realizado no Palácio da Alvorada com os ministros Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes e Cristiano Zanin. O presidente da corte, Luís Roberto Barroso, já havia se reunido com Lula ontem pela manhã. Ele não compareceu no evento à noite porque tinha um compromisso agendado previamente no Rio de Janeiro.

O advogado-geral da União, Jorge Messias, e o ministro da Justiça, Flavio Dino, juntaram-se ao grupo. Os dois são cotados para a vaga deixada por Rosa Weber em outubro. O presidente do TCU (Tribunal de Contas da União), Bruno Dantas, também concorre à vaga, mas não estava presente.

A PEC impede que ministros do STF suspendam atos do Executivo e do Legislativo com decisão individual. Também limita o número de pedidos de vista ao longo de um julgamento. Ontem, ministros do STF deram declarações fortes em repúdio à atitude do Senado.

Na reunião de ontem, o governo aproveitou para pedir para os ministros destravarem a pauta de precatórios no STF. Já houve indicação do relator do caso, ministro Luiz Fux, para o julgamento ser realizado no plenário virtual. A data, porém, ainda não está definida.

A ação foi ajuizada pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), pela AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) e por quatro entidades que representam servidores públicos. Um dos pontos questionados é a imposição de limite para o pagamento de precatórios entre 2022 e 2026.

De acordo com a Emenda Constitucional 114, os recursos para o pagamento das requisições judiciais nesse período ficarão limitados ao valor atualizado da despesa paga no exercício de 2016.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes