Carolina Brígido

Carolina Brígido

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Candidatos a ministro do STJ aproveitam posse de Dino para fazer campanha

Candidatos a duas vagas de ministro abertas no STJ (Superior Tribunal de Justiça) aproveitaram a posse de Flavio Dino no STF (Superior Tribunal Federal) para fazer campanha. A expectativa é que o plenário do STJ vote duas listas tríplices para o preenchimento das cadeiras até junho, para dar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a chance de nomear os ministros ainda neste semestre.

O evento contou com cerca de dez ministros do STJ - era, portanto, um palco perfeito para a campanha informal. Entre os presentes, estavam os desembargadores Monica Sifuentes, do TRF (Tribunal Regional Federal) da 6ª Região, e Rogério Favreto, do TRF-4, além da procuradora de Justiça do Ministério Público de Goiás Ivana Farina.

As vagas foram abertas com a aposentadoria das ministras Laurita Vaz e Assusete Magalhães. As 33 cadeiras do STJ são divididas entre juízes federais, juízes estaduais, integrantes do Ministério Público e representantes da advocacia. As cadeiras em disputa agora são de direito da Justiça Federal e o Ministério Público.

O STJ receberá nomes de juízes e procuradores interessados nas vagas e formará duas listas tríplices. Os nomes serão enviados a Lula, que escolherá um candidato de cada lista.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes