Carolina Brígido

Carolina Brígido

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

STF tende a bater o martelo sobre porte de maconha só em 2025

Como se não bastassem os nove anos de vaivém no plenário do STF (Supremo Tribunal Federal), o julgamento sobre a descriminalização do porte de maconha para uso pessoal não deve terminar tão cedo. A expectativa é que a Corte só bata o martelo sobre o assunto em 2025.

Na semana passada, o ministro Dias Toffoli pediu vista do processo. Foi o quinto ministro a fazer isso desde o início do julgamento, em 2015. Toffoli tem até 90 dias para devolver o caso para o plenário.

O fim do prazo cai nas vésperas do recesso de julho. Portanto, o presidente do tribunal, ministro Luís Roberto Barroso, teria que pautar o julgamento para o segundo semestre, se quiser fazer isso ainda neste ano.

Entre os ministros, há certa cautela em debater um tema tão polêmico durante a campanha para as eleições municipais de outubro. O receio é o julgamento respingar no mundo político, o que levaria o STF novamente para os holofotes.

Se Barroso abstrair esse fator e ainda assim pautar a retomada do julgamento ainda neste ano, a tendência é haver novo pedido de vista. Além de Toffoli, faltam votar Cármen Lúcia e Luiz Fux.

Até agora, 8 dos 11 ministros votaram. Cinco concordaram com a descriminalização do porte de maconha para consumo pessoal. Três votaram no sentido de manter a validade da Lei de Drogas, que considera crime o porte para uso pessoal ou tráfico.

Paralelamente, o Senado correu com a tramitação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) das drogas, que deve ser votado na amanha (13) na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça). Em seguida, o texto deve ser submetido a votação em dois turnos no plenário do Senado.

De autoria do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), a proposta considera crime a posse e o porte de drogas em qualquer situação - para usuários e traficantes.

Continua após a publicidade

O Congresso vê a iniciativa como resposta ao que considera uma invasão do Supremo na seara legislativa. Ao adiar o julgamento mais uma vez, em tese, a Corte estaria recuando para evitar ainda mais atrito com os parlamentares.

O julgamento sobre as drogas tem todos os ingredientes para completar uma década no STF. Adormecido em outro canto está o processo sobre a descriminalização do aborto. Apenas Rosa Weber votou, no ano passado, pouco antes de se aposentar.

Por motivos semelhantes aos que frearam o julgamento das drogas, não há qualquer indício que Barroso inclua o processo sobre o aborto na pauta de julgamentos do plenário enquanto for presidente do Supremo.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes