Carolina Brígido

Carolina Brígido

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Ministros que divergiram sobre Bolsonaro no TSE defenderam Robinho no STJ

Os ministros Benedito Gonçalves e Raul Araújo ganharam os holofotes no ano passado, no julgamento das ações contra o ex-presidente Jair Bolsonaro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Os dois divergiam nas votações. Enquanto Gonçalves, relator das ações, votou na maioria das vezes pela condenação do ex-presidente e ficou na corrente majoritária, Araújo atuou como contraponto e defendeu muitas vezes sozinho os interesses de Bolsonaro.

No julgamento do Robinho, no STJ (Superior Tribunal de Justiça), os dois ficaram no mesmo time. Foram os únicos a votar contra a possibilidade de homologação da sentença proferida contra o ex-jogador pela Justiça italiana.

Araújo foi o primeiro a dizer, em plenário, que brasileiros natos não podem cumprir pena no Brasil por condenação decidida no exterior. Ele foi seguido apenas por Benedito Gonçalves. O julgamento terminou em 9 votos a dois.

O TSE é formado por sete ministros, sendo três do STF (Supremo Tribunal Federal), dois do STJ e dois representantes da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Araújo ainda compõe a corte eleitoral. O mandato de Gonçalves já terminou.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes