PUBLICIDADE
Topo

Chico Alves

Maia recorda protestos contra STF e teme imagens como as dos EUA no Brasil

Bolsonaro na rampa do Palácio do Planalto, em apoio a protesto contra Supremo e Congresso em 2020 - Reprodução/Facebook
Bolsonaro na rampa do Palácio do Planalto, em apoio a protesto contra Supremo e Congresso em 2020 Imagem: Reprodução/Facebook
Chico Alves

Chico Alves é jornalista, por duas vezes ganhou o Prêmio Embratel de Jornalismo e foi menção honrosa no Prêmio Vladimir Herzog. Foi editor-assistente na revista ISTOÉ e editor-chefe do jornal O DIA. É co-autor do livro 'Paraíso Armado', sobre a crise na Segurança Pública no Rio, em parceria com Aziz Filho.

Colunista do UOL

06/01/2021 18h22

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse à coluna que cenas de desordem como as vistas hoje no Congresso americano podem se repetir em 2022 no Brasil caso o presidente Jair Bolsonaro perca a eleição.

"Claro! Basta lembrar as imagens de março de 2020", disse Maia, referindo-se às manifestações realizadas em Brasília que pediam o fechamento do Congresso e do Supremo Tribunal Federal, e que tiveram a presença do presidente Bolsonaro.

Perguntado se o confronto seria do Executivo contra o Legislativo e o Judiciário, Maia respondeu: "Espero que não, mas já passamos por isso no ano passado".

Para ele, episódios como esse reforçam a necessitada de autonomia do Parlamento.

"O grave episódio de hoje nos Estados Unidos só aumenta nossa responsabilidade de manter a Câmara dos Deputados do Brasil independente", completou Rodrigo Maia