Topo

Chico Alves

Santos Cruz alerta: "Violência nos EUA é resultado de sociedade dividida"

O ex-ministro da Secretaria de Governo Carlos Alberto Santos Cruz - Pedro Ladeira/Folhapress
O ex-ministro da Secretaria de Governo Carlos Alberto Santos Cruz Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress

Colunista do UOL

07/01/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O general da reserva Carlos Alberto dos Santos Cruz é um observador atento das questões de segurança de Estado ao redor do mundo - cumpriu missões importantes no Congo e no Haiti, além de ter estudado no Army War College, nos Estados Unidos. Nessa condição, o ex-ministro da Secretaria de Governo de Jair Bolsonaro falou à coluna sobre a invasão do Capitólio por parte de apoiadores de Donald Trump.

Para Santos Cruz, o episódio era algo esperado, diante da divisão da sociedade americana. A mistura de extremismo, irresponsabilidade das autoridades e radicalismo sempre leva a isso, acredita o general.

Para evitar que fatos semelhantes ocorram no Brasil, ele sugere algumas providências para impedir a manipulação da população:

UOL - Como o sr. viu a invasão do Capitólio por grupos apoiadores de Donald Trump?

Santos Cruz - As imagens de violência que se vê sobre a reação dos eleitores do candidato que perdeu a eleição nos Estados Unidos é o final previsto do processo de qualquer sociedade dividida. O fanatismo, o radicalismo, a irresponsabilidade de autoridades e de grupos extremistas sempre conduz a esse final.

Se autoridades e cidadãos que estimulam a divisão social, a violência, ações criminosas e desrespeito às pessoas e às instituições não forem responsabilizados de acordo com a lei, esse é o desfecho previsível.

Mas as instituições são sólidas e irão prevalecer.

Muitos desses elementos são familiares aos brasileiros. O sr. acredita que algo assim pode acontecer aqui?

Para que não ocorram fatos semelhantes é preciso responsabilizar, de acordo com a lei, autoridades, pessoas e grupos, que tentem manipular a população através de ações ilegais, criminosas e que estimulem o descrédito nas instituições.

Uma medida prática é incluir a impressão do voto nas eleições, aperfeiçoando o processo e eliminando a possibilidade de proselitismo e demagogia contra o modelo.

Mas nos Estados Unidos o voto é impresso e isso não impediu a confusão.

Contra o fanatismo não tem remédio. O fanatismo é a negação da racionalidade.