Topo

Chico Alves

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Ação contra Felipe Neto faz menção "Bolsonaro genocida" bombar no Twitter

O youtuber (e empresário) Felipe Neto - Leo Aversa/Agência O Globo/divulgação Felipe Neto
O youtuber (e empresário) Felipe Neto Imagem: Leo Aversa/Agência O Globo/divulgação Felipe Neto

Colunista do UOL

16/03/2021 12h44

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Desde que circulou a notícia de que o youtuber Felipe Neto foi intimado a depor na policia por ter chamado o presidente Jair Bolsonaro de genocida, a expressão passou a se multiplicar no Twitter. No domingo, 14, o mote "Bolsonaro genocida" foi repetido 3.073 vezes no Twitter. No dia seguinte, quando Felipe foi intimado, esse número se multiplicou por sete: foram 21.806 citações.

O levantamento foi feito pelo analista de redes sociais Pedro Barciela. "Houve movimento em defesa de Felipe Neto, uma mobilização significativa", explicou ele. "É gente não necessariamente ligada ao debate político, mas também muitos antibolsonaristas que entraram nessa onda de solidariedade ao youtuber".

Na intimação recebida por Felipe consta que o filho do presidente, vereador Carlos Bolsonaro, tem o objetivo de enquadrá-lo na Lei de Segurança Nacional.

O influencer divulgou vídeo na noite de ontem reafirmando suas críticas. "Não sei exatamente como ele gostaria que eu me referisse ao presidente da República, um presidente que chamou reiteradamente a maior pandemia que se viu em muitos anos de 'gripezinha'", disse Felipe. "Um presidente que incentiva a todos a saírem às ruas como se nada estivesse acontecendo".

Na manhã de hoje, a expressão "Bolsonaro genocida" continuava a se multiplicar no Twitter. Entre 00h e 08h20m foram registradas 6.325 menções, segundo a análise de Pedro Barciela.

Especialista em redes sociais e big data, o professor Fabio Malini, da Universidade Federal do Espírito Santo, identificou que no dia de ontem o termo "genocida" foi usado em 330 mil tuítes, de 115 mil perfis mobilizados.