Topo

Chico Alves

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

PT quer Lula em palanques de diferentes candidatos ao governo do Rio

Marcelo Freixo e Lula - Ricardo Stuckert, Instituto Lula
Marcelo Freixo e Lula Imagem: Ricardo Stuckert, Instituto Lula

Colunista do UOL

20/12/2021 11h23

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

No concorrido jantar oferecido pelo grupo Prerrogativas em homenagem ao ex-presidente Lula, ontem em São Paulo, uma ausência foi notada. O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), não foi. A ideia era que Lula, Paes, Marcelo Freixo (pré-candidato do PSB ao governo fluminense) e André Ceciliano (deputado petista que preside a Alerj) fechassem a estratégia de alianças do ex-presidente no estado.

Os petistas querem que Lula não dê apoio exclusivo à candidatura de Freixo a governador, mas que abra o palanque para outros postulantes. Um deles seria o candidato indicado por Paes (possivelmente Felipe Santa Cruz). Essa seria uma exigência do prefeito carioca para apoiar Lula.

Outro pré-candidato a governador que faria parceria com o ex-presidente no Rio é Rodrigo Neves, prefeito de Niterói, filiado ao PDT.

A reunião de ontem serviria para tentar convencer Freixo, que está no topo das pesquisas de intenção de votos ao Palácio Guanabara, a dividir o apoio de Lula com os concorrentes. A ausência de Paes, que alegou questões familiares para não viajar a São Paulo, adiou a conversa. O prefeito do Rio pediu para que seja marcada nova data para a reunião.