Topo

Chico Alves

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Ex-secretário de Zema ofende Dilma com montagem de foto e citação ao Oscar

Montagem com as fotos da ex-presidente Dilma Rousseff e de Carlos Eduardo Amaral, ex-secretário da Saúde de Minas - Claudia Martini/Enquadrar/Estadão Conteúdo e Gil Leonardi/Imprensa MG
Montagem com as fotos da ex-presidente Dilma Rousseff e de Carlos Eduardo Amaral, ex-secretário da Saúde de Minas Imagem: Claudia Martini/Enquadrar/Estadão Conteúdo e Gil Leonardi/Imprensa MG

Colunista do UOL

30/03/2022 12h29Atualizada em 30/03/2022 16h02

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Ex-secretário estadual de Saúde de Minas Gerais na gestão de Romeu Zema (Novo), o médico Carlos Eduardo Amaral provocou revolta nas redes sociais ao postar na noite de ontem um comentário no Instagram que usava a imagem da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Tentando fazer ironia com o episódio do Oscar, em que o ator Will Smith deu um tapa em Chris Rock por causa de um comentário sobre a doença de sua mulher, Amaral ilustrou a postagem com uma foto de Dilma com intervenções gráficas que simulavam ferimentos no rosto. Ao lado da montagem, o texto: "Falou besteira leva um tapa? Se essa moda pega!".

Desde que publicou o post no Instagram, Amaral passou a receber uma saraivada de críticas e acusações de misoginia e incentivo à agressão. No texto abaixo da foto, ele escreveu: "Nada justifica uma agressão física, se todos respondessem comentários infames ou piadas (por pior (sic) que sejam) com um tapa, voltaríamos à barbárie". Internautas não perdoaram o mau gosto da ilustração e o desrespeito à ex-presidente petista. Amaral, que também é professor da Universidade Federal de Juiz de Fora, acabou apagando o post.

A coluna tentou falar com o ex-secretário pelo número de WhatsApp divulgado nas redes sociais, mas não obteve retorno. Procurada, a presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR) disse que vai se encontrar com Dilma Rousseff ainda hoje para avaliar medidas jurídicas a serem tomadas. "É uma postagem que incita a violência", disse ela à coluna.

Montagem feita por ex-secretário de zema é criticada nas redes - Reprodução - Reprodução
Montagem feita por ex-secretário de Minas
Imagem: Reprodução

Em março do ano passado, Carlos Eduardo Amaral foi demitido da Secretaria de Saúde de Minas Gerais depois da acusação de ter furado a fila da aplicação da vacina contra a covid-19. Ele foi denunciado pelo Ministério Público por peculato. O médico pretende se lançar candidato a deputado federal pelo Novo.

Mesmo depois da exclusão do post, a conta de Instagram de Amaral ainda continua a receber comentários críticos. Alguns deles: "Misoginia é crime!", "Apagou o post de apologia a violência contra a mulher?", "É furador de fila kkkk. A vergonha na cara, cadê?", "Médicos como o sr. o Brasil não precisa".