Topo

Chico Alves

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Parlamentares pedem ao TSE extensão do prazo para tirar título de eleitor

Fachada do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) - José Cruz/Agência Brasil
Fachada do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Imagem: José Cruz/Agência Brasil

Colunista do UOL

03/05/2022 17h49

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Um grupo de parlamentares enviou ofício ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para pedir extensão do prazo para tirar título de eleitor. No texto, enviado ao ministro Edson Fachin, presidente da corte, a justificativa do pedido é a instabilidade do sistema do TSE causada pelo aumento dos acessos para inscrição eleitoral e regularização do título. O prazo se esgota amanhã.

Assinam o ofício o senador Alessandro Vieira (PSDB-SE), e os deputados federais Tabata Amaral (PSB-SP) e Felipe Rigoni (União Brasil-ES).

Diz o documento: "A regularização eleitoral e o cadastro de novos eleitores têm sido amplamente divulgados e impulsionados pelas autoridades públicas, configurando importante mecanismo de promoção da democracia brasileira. Como consequência de todos os esforços empreendidos, a alta demanda nos sistemas do Tribunal está obstaculizando o efetivo exercício da democracia. A situação foi noticiada pelo próprio TSE, informando que foram quase meio milhão de atendimentos e a instabilidade do site" .

Os parlamentares pedem que o novo prazo - a ser estabelecido por Fachin -, sirva não só para tirar o título de eleitoral, mas também para a regularização, transferência do domicílio eleitoral, mudança de local de votação e a retificação de dados pessoais, como a inclusão do nome social.