Topo

Chico Alves

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Achincalhado na convenção de 2018, centrão hoje manda em Bolsonaro

Jair Bolsonaro na convenção de 2018 em que lançou a candidatura a presidente - Reprodução de vídeo
Jair Bolsonaro na convenção de 2018 em que lançou a candidatura a presidente Imagem: Reprodução de vídeo

Colunista do UOL

24/07/2022 09h10

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Do candidato que prometia o fim do fisiologismo na política brasileira até se transformar no presidente que pratica o maior "toma lá, dá cá" da história, a metamorfose de Jair Bolsonaro foi impressionante. Não há melhor maneira de medir essa transmutação que comparar a convenção do PSL de 2018 com a de hoje.

Há quatro anos, o evento que oficializou a candidatura de Bolsonaro à Presidência tinha como um dos principais temas a execração do centrão. Naquele momento, o candidato se referiu a esse grupo político como "a nata do que há de pior no Brasil".

Hoje filiado ao PL, o presidente Bolsonaro tem como principais parceiros para garantir a governabilidade, blindá-lo da ameaça de impeachment e lutar pela reeleição justamente os caciques do centrão, Arthur Lira e Valdemar Costa Neto.

Para conquistá-los, o presidente criou um orçamento secreto que dá a Lira, presidente da Câmara, o poder de priorizar aliados na destinação de verbas governamentais que chegam ao impressionante patamar de R$ 19 bilhões - boa parte sem que a população possa saber para onde foi.

Também a campanha pela reeleição é comandada pelos líderes do centrão. Foram eles que indicaram o marqueteiro e que organizaram o evento de hoje, no Maracanãzinho.

Na convenção de 2018, porém, a promessa era de que essa turma seria excluída das negociações com o governo. Em seu discurso de quatro anos atrás, Bolsonaro prometeu que se fosse eleito iria driblar o fisiologismo conversando com as bancadas, procuraria os deputados "um a um". Anunciou que faria tudo diferente dos mandatários anteriores.

"Se for para fazer a mesma coisa, eu estou fora. Faço isso pela minha filha Laura, de 7 anos", bradou ele à plateia de 3 mil pessoas.

Uma vez no governo, Bolsonaro não só fez a mesma coisa que os antecessores como elevou a troca de verbas por apoio político a um nível nunca visto.

Foi também naquela convenção do PSL que o general Augusto Heleno, bolsonarista fanático, iniciou sua carreira de sambista, ao entoar a célebre paródia em que cantava: "Se gritar pega centrão, não fica um, meu irmão". Heleno também se referiu a esses políticos como "aqueles que querem escapar das barras da lei". Hoje, o general convive tranquilamente com Lira, Costa Neto e Ciro Nogueira sem dar um pio.

O evento pesselista de 2018 teve outra cena simbólica: a fala do deputado Eduardo Bolsonaro, filho 02, que cobrou da plateia fidelidade a princípios. "Eu queria tirar foto do rosto de cada um dos senhores aqui, pra saber se em 2019, quando o coro comer pra valer, se vocês vão se deixar seduzir por discursos do centrão ou vão se manter firmes e fortes com Bolsonaro", disse Eduardo.

Visto agora, o vídeo com a bravata do filho 02 é risível.

A convenção que oficializa hoje a candidatura de Bolsonaro não é contrastante com a de 2018 apenas pela presença do centrão. Os planos de governo anunciados então são muito diferentes do que se viu na prática. Entre outras coisas, o candidato prometeu reduzir o número de ministérios (acabou aumentando), privatizar e extinguir estatais que não fossem estratégicas (a única empresa desestatizada foi justamente a estratégica Eletrobras) e privilegiar o Ministério da Ciência e Tecnologia (o que se viu foi um drástico corte de verbas nessa área).

A ausência de personagens que há quatro anos estavam ao lado do então candidato e que hoje se tornaram desafetos também é algo marcante na comparação entre os dois eventos

Estavam no palco ao lado de Bolsonaro e hoje são inimigos Joice Hasselmann, Julian Lemos, Alexandre Frota e os falecidos Gustavo Bebianno e Major Olímpio.

Há, porém, uma importante figura que serve de ponte entre o lançamento da candidatura de 2018 e o evento atual. Há quatro anos, alguém que circulou com muita desenvoltura pelo palco, próximo a Bolsonaro e seus filhos, foi Fabrício Queiroz, que mais tarde seria apontado como operador do esquema de rachadinha da família presidencial.

Na convenção de hoje, um dos que convocou para o evento do Maracanãzinho foi justamente Queiroz.

Mesmo depois de passar uma temporada preso e de ser réu em uma ação por atuação na rachadinha, ele decidiu se candidatar a deputado. Tem o discreto apoio da família Bolsonaro.

Esse talvez seja um dos únicos pontos em que o presidente continua igual àquele que se candidatou em 2018.