Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Bolsonaro diz que vai processar Lula nas áreas cível e criminal
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O ex-presidente Jair Bolsonaro quebrou um longo silêncio que vinha mantendo em suas redes sociais e postou no início da noite um vídeo em que anuncia que na próxima semana entrará com duas ações contra o presidente Lula, uma criminal e outra cível.
"Primeiro ele (Lula) diz que das 700 milhões de mortes [na pandemia] no Brasil, 300 milhões a responsabilidade é minha. São números absurdos, mas que atingem a minha honra", explicou Bolsonaro.
O outro processo, segundo disse o ex-presidente, é motivado por Lula ter dito que ele tem nos Estados Unidos uma mansão de US$ 8 milhões em nome de um assessor.
"Um absurdo. Ele não pode continuar falando mentiras à vontade e não ser incomodado por praticamente ninguém. Nós faremos a nossa parte e tenho certeza de que a Justiça fará a sua", criticou Bolsonaro, antes de encerrar o vídeo.
Em discurso feito ontem na Bahia, Lula disse que a covid-19 matou "700 milhões de brasileiros". Na verdade, morreram na pandemia 702 mil pessoas - o Brasil tem 213 milhões de habitantes. Nessa fala, ele atribuiu a seu antecessor a responsabilidade por 300 milhões de mortes.
Na mesma oportunidade, o presidente disse que uma mansão na Califórnia, cuja propriedade é atribuída à família do ex-ajudante de ordens da Presidência, tenente-coronel Mauro Cid, seria na verdade de Bolsonaro.
Lula não apresentou nenhuma prova para sustentar essa acusação.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.