Topo

Chico Alves

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Weintraub chama Bolsonaro de 'cafetão' por pedir doações em Pix

Colunista do UOL

26/06/2023 07h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A campanha lançada por aliados de Jair Bolsonaro que pede doações via Pix para cobrir as multas determinadas pela Justiça ao ex-presidente motivou críticas duras por parte de Abraham Weintraub, que foi ministro da Educação no governo passado.

"Vamos lá, tchutchucas do centrão! O cafetão precisa do seu Pix! Liberem todo esse patriotismo de vocês...", escreveu ele no Twitter, na noite de ontem. A postagem tem como ilustração a foto de mulheres em local que seria um ponto de prostituição.

No primeiro comentário sobre a publicação, um seguidor de Weintraub argumenta que "a moça na imagem não está enganando ninguém", enquanto Bolsonaro teria traído os que acreditaram nele. Em seguida, o ex-ministro da Educação concorda: "É verdade!".

Na postagem logo abaixo, ele faz uma enquete, na qual pergunta "O que é pior?" e dá duas alternativas para resposta: "ladrão" ou "cafetão".

Em outro tuíte, Weintraub pergunta: "Venderá alguma das várias mansões da família Bolsonaro? Ou as jóias, as barras de ouro rose, um relógio? Trará os dólares dos Estados Unidos? Pegará mais dinheiro com o Valdemar? Não! Ele quer PIX!".

A campanha de doações foi divulgada por influenciadores e parlamentares bolsonaristas, que consideram que o ex-presidente é alvo de "assédio judicial" e por isso necessita de ajuda para quitar "diversas multas em processos absurdos".

Os políticos mais ativos na campanha são os deputados federais Nikolas Ferreira (PL-MG), Gustavo Gayer (PL-GO), André Fernandes (PL-CE) e o deputado estadual Bruno Engler (PL-MG).

Com a remuneração como presidente de honra do PL, aposentadoria do Exército e da Câmara dos Deputados, Bolsonaro ganha mensalmente cerca de R$ 75 mil.