Topo

Felipe Moura Brasil

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Bolsonaro responsabiliza preventivamente os desaparecidos

Colunista do UOL

07/06/2022 19h12

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A declaração do presidente Jair Bolsonaro, que disse considerar uma "aventura não recomendável" a viagem pela região amazônica do jornalista inglês Dom Phillips e do indigenista e servidor da Funai Bruno Araújo Pereira, foi um dos assuntos da edição desta terça-feira (07) da Live UOL.

Bolsonaro responsabilizou, preventiva e descaradamente, os desaparecidos por terem se colocado em uma situação de vulnerabilidade, sem que ainda tenham surgido todos os elementos sobre o que de fato aconteceu.

Os dois atuavam há anos em uma região onde se somam problemas como caça, pesca e garimpo ilegais, além de tráfico de armas e drogas, incluindo o escoamento da cocaína proveniente do Peru, e se propunham justamente a revelar possíveis casos de opressões e injustiças, na defesa de causas legítimas no debate público.

Com a declaração, Bolsonaro se exime completamente de responsabilidade sobre o território conflagrado e recrimina aqueles que estão lutando para lançar luz sobre a realidade local. Assim como aconteceu ao longo de dois anos de pandemia, o presidente prioriza a própria defesa política, em detrimento da demonstração de empatia, solidariedade e, sobretudo, tomada de providências, como chefe de Estado, neste caso para resgatar os desaparecidos, neutralizar as atividades ilegais e resolver os conflitos da região.

Assista à íntegra da Live UOL de hoje, na qual falamos também sobre a acusação de Bolsonaro de que Alexandre de Moraes descumpriu o alegado acordo entre eles, intermediado por Michel Temer; sobre o vídeo em que Lula classificou o racismo como "uma doença que tomou conta do fascismo que governa o Brasil"; e sobre a cassação de Fernando Francischini pela Segunda Turma do STF, que derrubou a decisão de Kassio Nunes Marques de devolver o mandato ao deputado bolsonarista. Com Madeleine Lacsko, debato os principais assuntos do país diariamente, das 17h às 18h, com transmissão ao vivo nos perfis do UOL no YouTube, no Facebook e no Twitter.