Topo

Felipe Moura Brasil

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Ainda há tempo para terceira via de Tebet e Tasso?

Colunista do UOL

09/06/2022 18h19

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Na Live UOL desta quinta-feira (9), falei sobre a decisão do PSDB, que fechou acordo com o MDB para apoiar a candidatura da senadora Simone Tebet (MDB) à Presidência da República, com o senador Tasso Jereissati (CE) como possível vice da chapa. Após três horas de reunião, uma votação da Executiva Nacional tucana optou pelo apoio com 39 votos a favor, 6 contra e uma abstenção.

A tentativa de formação de uma terceira via como chapa única tem enfrentado, desde o ano passado, uma série de obstáculos e começa a se consolidar em um momento em que Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) parecem estar cristalizados na liderança e na vice-liderança. A questão é saber se ainda há tempo para a chapa vingar, nem que seja pelo menos para fazer cócegas em Ciro Gomes, terceiro colocado nas pesquisas.

O potencial eleitorado da nova chapa seria, neste momento, aqueles que cogitam votos úteis em Lula, Bolsonaro e Ciro. É a parte do eleitorado de cada um menos fiel a esse pré-candidato. Os outros potenciais eleitores são os indecisos e dispostos a votar em branco ou nulo, claro.

Sem um histórico de críticas mais incisivas contra o lulismo ou o bolsonarismo, Tebet e Tasso terão de procurar o tom certo para construir um discurso e formar um campo político, em um cenário de posições já bastante estabelecidas.

Assista à íntegra da Live UOL de hoje, na qual falei também sobre a promessa de Lula de regular a imprensa e as redes sociais se for eleito, sobre a reunião de Bolsonaro com o presidente Joe Biden nos EUA, e sobre o ex-juiz Sergio Moro, que sinalizou a um grupo de aliados disposição em disputar um cargo no Poder Legislativo, no Paraná. Por problemas técnicos, não tivemos hoje a participação de Madeleine Lacsko, com quem debato diariamente os principais assuntos do país, das 17h às 18h, com transmissão ao vivo nos perfis do UOL no YouTube, no Facebook e no Twitter.