Topo

Felipe Moura Brasil

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Incapaz de refutar Ciro, Lula apela à desqualificação mental

Colunista do UOL

28/09/2022 11h05

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Na Live UOL de terça-feira (27), falei sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que reagiu aos diagnósticos feitos por Ciro Gomes (PDT), seu adversário na disputa pelo Planalto, afirmando que o pedetista "colhe o que plantou".

A declaração foi feita durante evento de campanha, em São Paulo, após artistas que já votaram em Ciro, como Caetano Veloso, terem declarado apoio a Lula e participado da mobilização pelo "voto útil" no petista.

"Eu peço votos ao eleitor do Ciro como ele pede do meu eleitor", disse Lula. "Eu acho estranho ele dizer que é vítima de uma campanha de mentiras porque ele tem mentido a meu respeito desde que começou a campanha. Eu, sinceramente, não sei o conteúdo do pronunciamento do Ciro, mas eu acho que o Ciro tem surtado", afirmou o candidato do PT, depois da divulgação de um manifesto, no qual o pedetista havia criticado a campanha pelo voto útil, garantindo que vai continuar na corrida eleitoral.

Lula, que fugiu do debate da CNN Brasil, foge também da tarefa de rebater com fatos e argumentos cada elemento negativo apontado a respeito dele e de seu governo, preferindo, claro, apelar aos expedientes de rotular genericamente como "mentira" o conteúdo das descrições e críticas feitas por Ciro e de desqualificar o adversário do ponto de vista mental e emocional, como se quem não se curvasse ao candidato do PT fosse apenas alguém "surtado", magoado, cheio de rancores e ressentimentos.

Este último expediente, aliás, é repetido por setores da imprensa, que atuam como linhas auxiliares de Lula.

Na Live UOL, falamos também sobre Bolsonaro, que voltou a dizer que vai ganhar a eleição no primeiro turno; e sobre a declaração do presidente de que "não tem nada a ver" com o pagamento em dinheiro vivo dos imóveis adquiridos por sua família, como revelado em reportagem do UOL.

Com Madeleine Lacsko, debato os principais assuntos do país diariamente, das 17h às 18h, com transmissão ao vivo nos perfis do UOL no YouTube, no Facebook e no Twitter.