Topo

Felipe Moura Brasil

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Relatório do PL é só para fornecer combustível a trouxas

Colunista do UOL*

23/11/2022 17h53

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

*Por Redação UOL Notícias

Na Live UOL desta quarta-feira (23), o colunista do UOL Notícias Felipe Moura Brasil falou sobre o PL, partido de Jair Bolsonaro, que pediu ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) a anulação dos votos de 59% das urnas eletrônicas no segundo turno da eleição.

Baseados em estudo técnico do engenheiro eletrônico Carlos Rocha —entrevistado pelo UOL Notícias—, o advogado do partido, Marcelo Bessa, e o presidente da sigla, Valdemar Costa Neto, anunciaram ação no TSE que pede para que sejam invalidados os votos decorrentes de urnas "com mau funcionamento", já que haveria, segundo eles, "desconformidades irreparáveis".

Para Felipe Moura Brasil, tudo não passa de um grande teatro feito para alimentar fanáticos bolsonaristas.

"O próprio autor do estudo encomendado pelo PL diz que não falou de votos. Então, quem está querendo anular contagem de votos e etc. é Jair Bolsonaro, é gente do PL —desde que seja essa amostra bastante definida para não prejudicar a eleição dos outros. O que o autor do estudo apontou já foi refutado por vários profissionais da área. O negócio não se sustenta, é absolutamente ridículo e serve apenas para fornecer combustível para militantes que estão nas ruas e massas de manobra, que são trouxas para cair nesse papo", comentou o colunista.

Felipe Moura Brasil destacou também o medo de Bolsonaro, que, agora sem a caneta nas mãos, perde seu poder de barganha.

"Jair Bolsonaro está com medo de ser preso, está com medo de que os seus filhos sejam presos. Teme os vários processos, como os inquéritos das fake news, dos atos antidemocráticos, o relatório da CPI da covid, e você tem ainda uma possibilidade, ainda que remota, de se reestabelecer as investigações sobre o rachadão dos gabinetes bolsonaristas. Eles morrem de medo de tudo isso e o que Bolsonaro tem agora, sem a caneta e o poder de fazer uma pressão federal? Ele tem fanáticos a seu dispor, massas de manobra mobilizadas a partir de propaganda enganosa disseminada em correntes de WhatsApp", afirmou Moura Brasil.

O apoio de políticos ao bloqueio de estradas e fechamento do comércio em Mato Grosso e a equipe de transição que cedeu emendas em troca de Orçamento maior para o novo governo também foram assuntos da Live UOL.

Felipe Moura Brasil e Madeleine Lacsko debatem os principais assuntos do país diariamente, das 14h às 15h, com transmissão ao vivo nos perfis do UOL no YouTube, no Facebook e no Twitter.