Topo

Felipe Moura Brasil

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Bolsonaro se cala sobre Copa para manter apoiadores mobilizados

Colunista do UOL*

25/11/2022 21h21

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

*Por Redação UOL Notícias

Na Live UOL desta sexta-feira (25), o colunista do UOL Notícias Felipe Moura Brasil falou sobre o silêncio do presidente Jair Bolsonaro (PL), que ignorou —pelo menos publicamente— a vitória do time do Brasil em sua estreia na Copa do Mundo masculina de futebol. Os brasileiros venceram a equipe da Sérvia, por 2 a 0.

Ao contrário de Bolsonaro, o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), comemorou o placar —vestindo a camisa da seleção de futebol— ao lado da futura primeira-dama, Janja da Silva.

Para Felipe Moura Brasil, o silêncio de Jair Bolsonaro não é por acaso.

"Tem uma explicação para isso. Os bolsonaristas estão mobilizados e tentando —apesar de ser algo impossível— sabotar a Copa do Mundo. Para eles, não era para ter Copa. Eles estão preocupados com o que está supostamente acontecendo, de acordo com as teorias de suas cabeças. Vários estavam em frente a quartéis vaiando, inclusive, a Seleção", comentou.

O colunista explicou o que um aceno do atual presidente poderia representar, neste momento.

"Se o Bolsonaro faz qualquer aceno para a Seleção Brasileira, esses militantes podem se desmobilizar e o que ele quer é que se mantenham mobilizados pelo menos até a diplomação [19 de dezembro], pelo menos até a posse [1º de janeiro]. Essa é a estratégia bolsonarista. Ele está lá quietinho, só enchendo o saco do presidente do PL, Valdemar Costa Neto —que acabou sendo condenado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e terá de repensar os gastos para 2023".

"Bolsonaro se mantém em silêncio para estimular nos bastidores esse pessoal, mandando seus emissários, como [seu advogado] Frederick Wassef, que vimos em um acampamento de bolsonaristas em Brasília, confessando na prática a estratégia de usar os atos para desestimular quem pense em 'perseguir nosso herói', nas palavras dele —o que seria, na verdade, investigar e condenar Jair Bolsonaro e seus filhos pelo que fizeram", disse Moura Brasil.

A mudança de regras e os cortes na liberação de créditos, por parte da Caixa Econômica Federal, após a derrota de Bolsonaro; o bloqueio do acesso ao aeroporto de Viracopos por bolsonaristas; e a saída do deputado Alexandre Frota (PROS-SP) da equipe de transição também foram assuntos da Live UOL.

Felipe Moura Brasil e Madeleine Lacsko debatem os principais assuntos do país diariamente, das 14h às 15h, com transmissão ao vivo nos perfis do UOL no YouTube, no Facebook e no Twitter.