Topo

Fernanda Magnotta

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Mais fraco no campo de batalha, Zelensky usa discurso para buscar apoio

Membros do governo alemão, entre eles o chanceler alemão Olaf Scholz, aplaudem quando o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky aparece em uma tela para abordar via vídeo a Câmara Baixa do Parlamento alemão Bundestag - Tobias Schwarz/AFP
Membros do governo alemão, entre eles o chanceler alemão Olaf Scholz, aplaudem quando o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky aparece em uma tela para abordar via vídeo a Câmara Baixa do Parlamento alemão Bundestag Imagem: Tobias Schwarz/AFP

Colunista do UOL

17/03/2022 17h57Atualizada em 17/03/2022 19h07

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A guerra da Ucrânia envolve, a partir do próprio presidente Volodymyr Zelensky, um conjunto de mensagens que está tanto naquilo que é dito como também no que dispensa o uso das palavras. Nada é à toa.

Desde o início do conflito, Zelensky optou pela intensificação de uma comunicação direta com sua própria sociedade. Afastou intermediários e mergulhou nas redes sociais. Ali passou a se dirigir também ao mundo. Adotou múltiplas línguas. Entendeu que, por meio desse tipo de estratégia, poderia criar afinidades, buscar empatia, sensibilizar multidões e elevar pressões que fossem favoráveis aos seus interesses no contexto da guerra.

Além de um sem-número de entrevistas coletivas oferecidas à imprensa tradicional, Zelensky passou a comunicar-se, por videoconferência, com as lideranças das potências de quem espera receber ajuda. Em todos os casos, preocupou-se em adequar o discurso às audiências locais.

Zelensky abandonou os protocolos e a formalidade. Optou por aparecer quase sempre de camiseta e com a barba por fazer. Também chama a atenção o tipo de vestimenta utilizada por representantes ucranianos e russos durante as rodadas de negociação —respectivamente: de um lado, moletom e boné; de outro, gravatas e abotoaduras.

Nada disso é por acaso. Trata-se de um exercício para induzir alteridade, de uma forma de contrastar a ideia de "opressores" e "oprimidos", de demarcar a vulnerabilidade da Ucrânia. Do ponto de vista da semiótica, é uma estratégia para retratar os ucranianos como "homens comuns" que resistem a agressores frios e austeros.

No campo de batalha tradicional, talvez Zelensky não tenha chances. Apesar disso, no contexto da guerra de narrativas, os ucranianos dominam todas as dimensões do conflito.

No conteúdo e na forma, na estética e na linguagem. Ao demonstrarem habilidade na construção de significados, vendem ao mundo a sua interpretação dos fatos, geram identificação e têm êxito em construir "o outro" a partir de seu próprio ponto de vista.

Temos dito, insistentemente, que, no mundo globalizado, a guerra ocorre, mais do que nunca, em múltiplas dimensões. Não se trata apenas de supremacia militar ou da capacidade que um Estado possui de impor constrangimentos econômicos a outros.

Nos tempos de interdependência, apoteose tecnológica e comunicação descentralizada, a componente moral/reputacional é mais importante do que nunca. Ela determina não apenas como a história é e será contada, mas também quais pressões e cobranças surgem a partir dos lugares que os personagens ocupam em um dado enredo.

A guerra é, portanto, sobre controlar narrativas. É sobre a capacidade dos atores de impor uma agenda e tornar as pessoas sensíveis a discursos intencionais e politicamente interessados.

Todos sabemos que a Ucrânia é mais fraca do que a Rússia nas esferas tradicionais de poder, tanto em termos militares quanto em termos econômicos. Apesar disso, suas lideranças demonstram, diante do conflito, grande competência para capturar a atenção do mundo e definir opiniões que se tornaram dominantes a respeito de seu adversário.