Topo

Jamil Chade

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Sem Brasil, pacto firma meta para fim da era de carros a gasolina em 2040

Ziviani/Getty Images/iStockphoto
Imagem: Ziviani/Getty Images/iStockphoto

Colunista do UOL

10/11/2021 08h16

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Sem a participação do Brasil, 24 países e algumas das maiores fabricantes de automóveis do mundo anunciam um compromisso para colocar fim à era dos veículos movidos a combustíveis fósseis até 2040.

O pacto foi anunciado nesta quarta-feira, em Glasgow, como parte da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas. O acordo inclui Chile, Canadá, Nova Zelândia, Holanda, Irlanda e Reino Unido. A iniciativa ainda envolve gigantes do setor, como Ford, Mercedes, Volvo e Mercedes-Benz. O pacto também foi assinado por grandes cidades do mundo, como Nova Iorque, Los Angeles, Londres ou Barcelona. Mas nenhuma metrópole brasileira aderiu.

Na América do Sul, o Uruguai e o Paraguai também indicaram que tem interesse, enquanto a cidade de Buenos Aires foi uma das signatárias.

Um segundo grupo de países também se aliou à iniciativa, ainda que sem estabelecer a mesma meta. Índia e Quênia estão entre os governos que irão "trabalhar intensamente para uma proliferação acelerada" de veículos com emissões zero.

Mas o Brasil não é o único grande ator no parque automotivo ausente. EUA, a China e a Alemanha ficaram de fora, assim como a Volkswagen e a Toyota. Mesmo assim, os negociadores se apressaram em anunciar o pacto como "histórico".